Consumidores desperdiçam bilhões de dólares em aparelhos eletrônicos usados, diz ONU

Pesquisa da UNITAR também mostrou que a taxa de reciclagem chega a quase zero em partes da América do Sul, Ásia e África

166

Brinquedos, cabos, cigarros eletrônicos, ferramentas, escovas de dentes elétricas, barbeadores, fones de ouvido e outros gadgets domésticos contêm metais, como lítio, ouro, prata e cobre.

A demanda por esses materiais deve aumentar devido ao seu papel crucial nas indústrias verdes em rápido crescimento, como a produção de baterias para veículos elétricos.

Na Europa, por exemplo, espera-se que a demanda por cobre se multiplique por seis até 2030 para atender às crescentes necessidades em setores-chave como energia renovável, comunicações, aeroespacial e defesa.

No entanto, esses materiais são desperdiçados porque são jogados fora em vez de reciclados, ou ficam acumulados nas casas das pessoas.

Desperdício é enorme, segundo a ONU

  • Tech Xplore noticia que, de acordo com o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR), o desperdício invisível de eletroeletrônicos totaliza nove bilhões de quilos todos os anos em todo o mundo, com materiais brutos relacionados no valor de US$ 9,5 bilhões (R$ 47,95 bilhões);
  • Mais de um terço do desperdício invisível vem de brinquedos, como carros de corrida, bonecas falantes, robôs e drones, com 7,3 bilhões de itens jogados fora anualmente;
  • A taxa de reciclagem de resíduos elétricos e eletrônicos na Europa é de 55%, mas a média global cai para pouco mais de 17%;
  • A taxa de reciclagem chega a quase zero em partes da América do Sul, Ásia e África, geralmente devido à falta de pontos de coleta.

A conscientização e a informação entre os consumidores são citadas como uma das principais razões para as taxas de reciclagem inconsistentes.

Fabricantes são responsáveis pela coleta e reciclagem de resíduos eletrônicos na Europa desde 2005, geralmente em parceria com autoridades ambientais.