Rússia faz um dos ataques mais mortíferos contra civis desde início da guerra: pelo menos 50 morreram

Criança de 6 anos está entre as vítimas; café e loja foram alvos de mísseis balísticos de curto alcance

134

Um ataque com mísseis russos matou ao menos 50 pessoas numa aldeia perto da cidade de Kupiansk, no leste da Ucrânia, nesta quinta-feira (5), no que seria um dos ataques mais mortíferos contra civis desde o início do conflito.

As forças russas atacaram um café e uma loja em Hroza, na região de Kharkiv, pouco depois do meio-dia (horário local), de acordo com o ministro do Interior ucraniano, Ihor Klymenko.

Equipes dos serviços de emergência atravessaram os escombros após o ataque. Seis vítimas estão sob cuidados médicos, em estado grave.

Os corpos dos mortos, incluindo um menino de 6 anos, foram removidos da infraestrutura destruída, disse Oleh Synehubov, um oficial militar regional.

Os corpos de 29 vítimas foram identificados, disse o ministro do Interior ucraniano. Os demais corpos foram encaminhados para instalações na cidade de Kharkiv.

Havia moradores dentro da loja quando o míssil o atingiu, disse o ministro do Interior da Ucrânia, provocando uma escala de devastação nunca vista desde que um ataque a uma estação ferroviária em Kramatorsk, no início de 2022, matou ao menos 50 pessoas.

Uma pessoa de cada família de Hroza se reuniu no café nesta quinta-feira para um velório, acrescentou Klymenko. De acordo com o último número de mortos, o ataque destruiu cerca de um quinto da aldeia, onde viviam 330 pessoas.

A instalação foi atingida por um míssil Iskander, segundo autoridades ucranianas. O Iskander é um míssil balístico de alcance relativamente curto, que, dependendo da configuração, carrega uma ogiva entre 500 e 700 kg.

O equipamento tem sido amplamente utilizado pelos russos contra a Ucrânia, causando baixas civis substanciais.

“Demonstravelmente brutal”

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que o ataque foi “um crime russo comprovadamente brutal – um ataque com míssil contra uma mercearia, um ataque terrorista completamente deliberado”.

“O terror russo deve ser interrompido. Qualquer pessoa que ajude a Rússia a contornar as sanções é um criminoso. Todos os que ainda apoiam a Rússia apoiam o mal”, disse Zelensky em uma reunião de líderes europeus em Granada, no sul de Espanha.

“A Rússia precisa deste e de ataques terroristas semelhantes apenas por uma coisa: fazer da sua agressão genocida a nova normalidade para todo o mundo.”

O primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, classificou o ataque como “brutal e cínico”.

“Dezenas de pessoas foram mortas, incluindo uma criança. É impossível descrever esse horror em palavras”, publicou nas redes sociais.

“Devemos parar o terror russo para que os mísseis e bombas inimigas não tirem mais vidas e nem deixem mais pessoas feridas. Isto só pode ser feito de forma coordenada e unida, com a ajuda e o apoio dos nossos parceiros”, acrescentou Shmyhal.