Vídeo: Dia de D de vacinação antirrábica será sábado 30 de setembro

Cães e gatos devem ser imunizados anualmente

172

Moradores de Porto Velho já devem começar a se programar para levar cães e gatos no dia D de vacinação antirrábica. A programação é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e acontece no dia 30 de setembro, das 8h às 17h. A campanha é realizada anualmente e reúne pontos de imunização em mais de 100 locais de Porto Velho, que serão divulgados em breve.Anualmente, a campanha acontece em mais de 100 pontos de vacinação

A raiva é uma doença zoonótica, ou seja, pode ser transmitida de animais para seres humanos, por isso é importante que cães e gatos sejam imunizados, para garantir a prevenção contínua contra a doença. Podem receber a vacina animais a partir de três meses de idade e que estejam sadios. Edson Cruz, gerente da Divisão de Zoonoses da Semusa, conta que a expectativa é imunizar mais de 40 mil cães e gatos.

Podem receber a vacina animais a partir de três meses de idade e que estejam sadios

“É muito importante que as pessoas mantenham seus animais vacinados todo ano, porque a vacina é o único meio de proteção para o animal contra o vírus da raiva, e para proteger as pessoas de serem acometidas pela doença. O vírus da raiva é um vírus fatal para o animal e praticamente 100% fatal para os seres humanos, por isso é necessário que todo ano a gente mantenha a corrente imunológica ativa na cidade de Porto Velho. É importantíssimo que as pessoas façam sua parte levando os animais para vacinar nesse dia”, destacou.

PONTOS FIXOS

A vacinação antirrábica é ofertada diariamente, independente da campanha. Tutores que desejam imunizar seus animais devem procurar a sede da Divisão de Controle de Zoonoses, localizada na av. Mamoré, n° 1120, bairro Cascalheira. A equipe oferece ainda o trailer de vacinação, posicionado no Parque Circuito, na av. Lauro Sodré, n° 2983. O atendimento nos dois locais é das 8h às 17h.

Texto: Taís Botelho
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)