Avenida Santos Dumont começa a ser pavimentada

Via interliga, junto à av. Décio Bueno, os bairros da zona Norte à av. Jorge Teixeira

117

Uma das obras mais aguardadas, a abertura da avenida Santos Dumont, segue em ritmo acelerado. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras (Semob), as equipes concluíram a preparação e na quinta-feira (14) deu início à pavimentação, com mil toneladas de massa asfáltica aplicada no primeiro dia, quando o prefeito Hildon Chaves esteve no local acompanhando os trabalhos.

A via terá um quilômetro de extensão e 30 metros de largura, interligando o bairro Nova Esperança, através da av. Décio Bueno (que também está em processo de abertura), à avenida Jorge Teixeira, com objetivo de desafogar o trânsito em uma das regiões mais movimentadas da cidade.

Via terá um quilômetro de extensão e 30 metros de largura

“Hoje estou aqui no marco zero das avenidas Décio Bueno e Santos Dumont, no momento exato em que é dado início ao asfaltamento da avenida Santos Dumont. Era um desejo nosso antigo, um projeto desta grandeza, e que trouxesse a mobilidade em pontos tão importantes da nossa capital, como o bairro Nova Esperança, os condomínios, que agora terão acesso mais rápido ao centro da cidade pelo Espaço Alternativo. Não temos dúvida de que a abertura dessas vias trará muitos benefícios”, disse o prefeito Hildon Chaves.

A Emdur também trabalha no local fazendo a escavação para a colocação dos postes de iluminação. Trata-se de um projeto conjunto entre várias secretarias municipais.

“Pensando no fluxo de trânsito da saída dos condomínios daquela região, nós projetamos quatro entradas e saídas para a Décio Bueno, que é a que chamamos de coletora. A gente consegue aumentar as alternativas para desafogar esse fluxo, desaguando na Santos Dumont, que é uma avenida maior, mais larga, e na Jorge Teixeira as pessoas escolhem para onde vão, sendo para a esquerda seguindo para o INSS, rotatória da Imigrantes, ou para a direita para quem quer entrar para o aeroporto, Polícia Federal, podendo chegar assim ao CPA também”, explica o secretário municipal de obras, Diego Lage.

Prefeito Hildon Chaves acompanha os trabalhos da equipe

“Inicialmente essa via terá 30 metros de largura, contendo uma pista de caminhada, uma ciclovia, três faixas de um lado do canteiro central e mais três faixas paralelas do outro lado. É importante frisar que nós só vamos liberar a Santos Dumont quando a Décio Bueno estiver pronta, isso porque se inicialmente nós liberarmos do jeito que está, o fluxo vai ficar muito grande para uma via com um acesso só. Desta forma, faremos uma só inauguração, a da Décio e a Santos Dumont”, reforça o secretário.

A abertura das vias acontece paralelamente ao projeto de pavimentação do bairro Nova Esperança, o principal a ser atendido com as novas avenidas. Serão cerca de 60 ruas asfaltadas ao final do prazo, com mão de obra da Prefeitura de Porto Velho e recurso próprio, sendo investidos cerca de 30 milhões de reais.

HOMENAGEM

O nome da via é uma homenagem aos 150 anos de nascimento de Santos Dumont, pai da aviação, comemorados em 2023. Além disso, o local onde está ocorrendo a abertura da avenida era uma área da Base Aérea, e que agora vai interligar os bairros da zona Norte ao aeroporto da capital.