Abertura do segmento de Bandas e Fanfarras do Festival Estudantil Rondoniense de Artes é marcada com oficina didática aos participantes

0
127

Nesta quinta-feira (14), no Teatro Palácio das Artes, aconteceu a abertura oficial da Fase Estadual do segmento de Bandas e Fanfarras no Festival Rondoniense Estudantil de Artes – Fera, edição 2023. O segmento é dividido nas categorias banda musical, banda marcial, fanfarra simples e fanfarra de rítmica/percussão, que reúne um total de 497 integrantes.

A solenidade de abertura teve a presença da Banda da Polícia Militar – PMRO, que na quarta-feira (13) completou 79 anos de existência pelo Decreto nº 19, criado pelo governador do antigo Território Federal do Guaporé, Aluízio Ferreira.  O evento é promovido pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação.

Os estudantes são de 14 escolas da Rede Estadual de Ensino distribuídas entre os municípios de Porto Velho, Jaci-Paraná, Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cerejeiras e Cabixi.

O festival atua em diversos segmentos artísticos e iniciou na última segunda-feira, com os segmentos e linguagens artísticas. Além disso, foi desenvolvido em quatro fases: escolar, municipal, regional e esta última que é a estadual.

As bandas e fanfarras serão julgadas com base nos aspectos musical e de apresentação. No musical será avaliada harmonia, melodia, ritmo e afinação. Já na apresentação, marcha, alinhamento, garbo, postura, sincronismo, formação, entre outros.

OFICINA DIDÁTICA COM A BANDA DA PMRO

Dando início a este segmento, o Festival Estudantil Rondoniense de Artes – Fera propiciou uma oficina didática para os alunos participantes que foi conduzida pelo regente tenente PM Ferraz, em conjunto com toda a banda. Os estudantes subiram no palco e puderam ter a experiência de tocar com a “A Furiosa”, como é conhecida popularmente a banda.

A chefe do Núcleo de Arte e Cultura Escolar e coordenadora do Fera, Sabryne Sena, demonstrou satisfação com a interação dos alunos e agradeceu a banda militar por fazer parte desse Festival “É muito importante para os nossos alunos a presença dessa banda renomada, com toda sua experiência e carga histórica tão importante para o Estado de Rondônia”, destacou.

O tenente PM Ferraz, incentivou os estudantes a investir no conhecimento musical. “Vocês estão marcados para ter sucesso na vida e esse é o momento de aprender sempre mais para continuar trilhando o caminho da educação, da arte e da cultura”, pontuou.

Para o governador, Marcos Rocha, o objetivo do Festival é contribuir para o desenvolvimento cultural do Estado. “As participações dessas atividades despertam aptidões artísticas nos estudantes e revela futuros talentos para nossas escolas”, relatou.

PROGRAMAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES

Programação das apresentações por categorias do segmento de Bandas e Fanfarras.

Bandas musicais, bandas marciais e fanfarra simples

  • Hoje, 14/09 – das 17h às 20h30.
  • Local: Teatro Palácio das Artes.

Fanfarras de percussão

  • Sexta-feira, 15/09 – das 15h às 18h.
  • Local: Teatro Palácio das Artes.