Local do “fim do mundo”, Armagedom da bíblia realmente existe

O Armagedom seria local onde acontecerá a batalha final entre o bem e mal, no entanto, trata-se de um lugar real localizado em Israel

203

No livro do Apocalipse da bíblia cristã é descrita uma batalha final entre o exército divino e as forças reunidas por Satanás. De acordo com os escritos, esse confronto acontecerá em um lugar chamado Armagedom, e que de acordo com arqueólogos fica no norte de Israel, na antiga cidade de Megido, habitada por cerca de 6 mil anos, por volta de 7 mil a.C.

O local era originalmente escrito como Harmagedom, mas durante as traduções ganhou o nome como é conhecido hoje. A maioria dos pesquisadores aponta que a palavra deriva de Har Megiddo, que significa Monte Megido, uma das cidades mais importantes da antiguidade.

Importância da cidade na antiguidade

A cidade ficava na principal rota terrestre que ligava a Mesopotâmia ao Egito, conhecida como Via Maris, e era um importante posto militar e comercial desde o neolítico, tendo sido o alvo de muitas disputas e ataques durante a Idade do Bronze e do Ferro. Provavelmente por isso também pode ter sido escolhida como o local do combate final entre o bem e o mal.

Algumas das principais batalhas que aconteceram na cidade de Megido foram:

  • Uma Guerra no século 15 a.C, entre o Egito governado pelo faraó Thutmose III e por uma coalizão cananeia, que resultou no Egito controlando um grande área do Mediterrâneo Oriental;
  • Um milênio depois, Megido foi o palco de mais outra batalha entre o Egito governado por Neco II e o Reino da Judeia, que acabou na vitória egípcia;
  • Mais recentemente, em 1918, na Primeira Guerra Mundial, Armagedom foi onde o exército otomano foi derrotado.

A medida que as batalhas aconteciam e a cidade era reconstruída sobre as ruínas do assentamento anterior, ela se transformava em um grande monte, escavado pela primeira vez entre 1925 e 1929 revelando diversas civilizações que viveram por ali desde o final da idade da pedra.

Em Armagedom foram descobertos vários templos enormes, palácios luxuosos e antigos fortes. Além disso, também foi encontrado um túnel subterrâneo secreto que transportava água. Atualmente o local faz parte da zona arqueológica do Parque Nacional Megido, um Patrimônio Mundial da UNESCO e destino de muitos turistas.