Peru declara emergência de saúde por surto de Guillain-Barré

Síndrome neurológica é considerada rara e grave; entenda mais

249

O governo peruano declarou emergência nacional de saúde no domingo (9) devido a um surto incomum de casos de síndrome de Guillain-Barré. A decisão chega após a morte de quatro pessoas e deve durar ao menos 90 dias. 

O que você precisa saber: 

  • Rara e grave, a síndrome de Guillain-Barré é uma doença na qual o sistema imunológico do corpo ataca o sistema nervoso periférico; 
  • Segundo o Ministério da Saúde peruano, o aumento do número de casos é inusitado: os casos ultrapassaram 180 entre janeiro e julho e as mortes subiram para quatro. 
  • A emergência abrange as 25 regiões do país. 

De acordo com César Vásquez, ministro da Saúde do Peru, com o estado de emergência o governo poderá comprar imunoglobulina para o tratamento de pacientes com a doença nos próximos dois anos.

O que é síndrome de Guillain-Barré? 

A síndrome de Guillan-Barré é uma doença rara na qual o sistema imunológico ataca o sistema nervoso, ou seja, ela é autoimune, sendo produzida pelo próprio corpo. A condição é geralmente desencadeada por uma infecção bacteriana ou viral aguda anterior, mas a causa exata para seu desenvolvimento ainda é desconhecida. 

Com o ataque do sistema imunológico, surge uma inflamação que afeta os nervos, levando à fraqueza muscular, formigamento, dormência e, em casos mais graves, paralisia. 

O tratamento requer troca de plasma e terapia da imunoglobulina, além de fisioterapia nos casos de paralisia. Normalmente, pessoas que desenvolvem a condição levam de 6 a 12 meses para uma recuperação completa.