Governo de Rondônia realiza sorteio de imóveis e torna real o sonho da casa própria para mais de 200 famílias

197

Ao participar do sorteio de endereço dos 272 candidatos a beneficiários de apartamentos do Residencial Porto Bello I, na zona Leste de Porto Velho, realizado na quarta-feira (5), a titular da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas, Luana Rocha destacou a importância desses imóveis para os contemplados, que em breve terão realizado o sonho da casa própria. A maioria dos futuros beneficiários acompanhou o sorteio no Teatro Guaporé, local escolhido para a realização do evento. Aqueles que não puderem estar presentes acompanharam a transmissão pelas redes sociais do Governo.

O evento foi marcado pela emoção, ansiedade de ouvir o nome divulgado, sorrisos estampados no rosto de cada cidadão, após ver o endereço no telão. O encerramento se deu com agradecimentos a todos que contribuíram com a realização do sonho da casa própria, que são os governos federal, estadual e municipal. A expectativa está para a entrega das chaves, que deverá ocorrer após a vistoria, geração e assinatura do contrato.

“Este é um momento de alegria por estarmos realizando o sonho dessas pessoas que poderão dizer, a partir de agora, que têm uma casa para abrigar seus filhos. Só quem viveu na pele sabe como é viver pagando aluguel”, disse a secretária Luana Rocha.

Para o governador Marcos Rocha, “a realização do sonho de ter a casa própria, especialmente das famílias em situação vulnerável, deve estar entre as prioridades dos gestores públicos, por isso, fizemos uma mobilização do governo do Estado com a prefeitura e a Caixa Econômica, para que esta obra fosse concluída, e assim poder atender às demandas destes moradores”, ressaltou.

A secretária citou que Rondônia desponta nos cenários nacional e internacional por ter uma economia equilibrada, o que significa atrair mais empreendimentos, crescimento e geração de recursos para serem investidos em políticas públicas, que vão melhorar, ainda mais, a vida dos cidadãos. “Aguardem, novidades serão anunciadas em breve com o Plano Plurianual 2024/2027, que está em fase de finalização”, adiantou.

“O Governo do Estado tem trabalhado em prol do nosso município, com investimentos em ações diretas nos mais variados segmentos da sociedade. E esta parceria é mais um exemplo que trabalhando unidos, podemos fazer muitas coisas acontecerem”, pontuou o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves.

REALIZANDO SONHOS

“Sempre sonhei em ter minha casa. Vi esta possibilidade há 12 anos, quando fiz minha inscrição. E hoje, com mais esta etapa acontecendo, agradeço primeiramente a Deus e a todos os envolvidos na realização deste meu sonho”, disse emocionada, a dona de casa, Rosimeire Ribeiro, 53 anos, que paga R$ 500 de aluguel do imóvel, onde reside com a mãe e uma irmã.

Em meio às lágrimas, Josefina Ferreira foi outra que também comemorou mais um passo para ter seu “aconchego, uma casa pra chamar de minha”. Atualmente, ela mora com dois netos em um imóvel alugado por R$ 620.

RESIDENCIAL

O Residencial Porto Bello I é composto por quatro condomínios, cada um contendo 272 apartamentos (uma sala, dois quartos, cozinha e banheiro), construídos pelo Governo Federal, com contrapartida do Governo do Estado e da Prefeitura de Porto Velho. Já foram entregues os empreendimentos II, III e IV. Assim como o sorteio, o cadastro e seleção dos beneficiários também foram de responsabilidade da Seas.

Entre os critérios para ser beneficiário de imóvel estão: possuir renda compatível com o Programa Minha Casa Minha Vida – PMCMV e não ter residência própria. Todos devem estar atentos que é proibido vender, alugar, emprestar, doar, ceder ou deixar o apartamento vazio por muito tempo, sob pena de perdê-lo.