Balões, drones, aeromodelos e outros objetos estão proibidos durante exibição da Esquadrilha da Fumaça

0
201

Em acordo com a Base Aérea de Porto Velho (BAPV), a Prefeitura de Porto Velho definiu a proibição da comercialização de balões de gás e dos demais modelos, no Espaço Alternativo, durante a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, programada para a tarde da sexta-feira (7).

De acordo com Gilbson Pereira Moraes, diretor do Departamento de Postura Urbana da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), a proibição ocorre para dar segurança nas apresentações das aeronaves.

“Fica proibida a comercialização de balões de gás nesse dia. Não haverá notificação, o material será imediatamente apreendido, como forma de assegurar a segurança do evento. Estaremos com equipes no local e desde já orientamos que os vendedores desses produtos não se dirijam ao Espaço Alternativo, sob risco de apreensão do material”, relatou.

Várias secretarias municipais estarão presentes com ações voltadas ao público

Não serão permitidos também voos de drones e outros objetos como pipas e aeromodelos ou assemelhados, para garantir a segurança do show aéreo, tanto para as aeronaves quanto para o público. A apresentação da Esquadrilha da Fumaça faz parte de um evento em comemoração aos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, conhecido como pai da aviação. A organização do evento é feita pela Prefeitura da capital, em conjunto com a Base Aérea.

No dia do evento, diversas atrações estarão disponíveis para o público a partir das 15h, tendo como ponto alto do dia o show das aeronaves às 16h30. Também haverá exposição de veículos e equipamentos da Força Aérea Brasileira e de outras instituições militares. A expectativa é de que 40 mil pessoas acompanhem a apresentação.

SECRETARIAS

A Prefeitura de Porto Velho preparou uma série de ações especiais para essa tarde festiva. No estande da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) será ofertado à população a imunização da gripe, aferição de pressão e tipagem sanguínea.

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes) levará recreações do Projeto Rua de Lazer, oferecendo futsal, basquete, pintura de papel, pintura facial, cabo de guerra e corrida de saco.

Diversas atrações estarão disponíveis para o público a partir das 15h, tendo como ponto alto do dia o show das aeronaves às 16h30

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai oferecer em seu estande a exposição de todos os serviços educacionais da rede municipal, como distribuição de material gráfico, apresentação musical dos profissionais que atuam nos centros Municipais de Arte e Cultura Escola, divulgação das novas vagas dos cursos de dança, música, teatro e artes visuais para o segundo semestre deste ano, e a divulgação dos projetos e ações de fortalecimento da política de formação dos leitores e democratização do acesso à literatura.

TURISMO

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) levará o Programa Giro Empreendedor através de uma feira de artesanato e gastronomia contemplando 16 empreendedores, um espaço promocional de turismo com a campanha “O Melhor de PVH – Terra de Bravos Pioneiros”, além de informações do Sine e o serviço do IMO (Intermediação de mão de obra do Sine Municipal).

TRÂNSITO

Além disso, a Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur) trabalhará com apoio para realização do evento, a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) comandará o controle de fluxo e fechamento do trânsito em torno da região, a Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb) vai realizar a limpeza do local e o controle dos ambulantes, e a Fundação Cultural (Funcultural) ofertará um trio elétrico, o gradil, três tendas e 22 banheiros químicos.

O momento mais esperado do dia será às 16h30, com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Na ocasião, os visitantes terão a oportunidade de assistir a apresentação aérea narrada, abordando os nomes técnicos das manobras e demais curiosidades envolvendo pilotos e as aeronaves brasileiras. A apresentação segue um cronograma nacional estabelecido pela Força Aérea Brasileira (FAB) para atender várias capitais e municípios brasileiros durante o mês de julho.