Governador Marcos Rocha apresenta no Ministério da Saúde projeto de construção da primeira maternidade de alta complexidade de Rondônia

0
277

O governador Marcos Rocha participou na manhã desta sexta-feira, 16, de reunião com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Brasília, atento a garantir mais um avanço para a saúde da população rondoniense, com o pedido de uma unidade de atenção especializada para o Estado. Na ocasião, o governador entregou o projeto para construção da mesma à ministra.

‘‘Trata-se de uma maternidade de alta complexidade, extremamente relevante ao Estado e população de estados vizinhos, pois Rondônia ainda não possui uma unidade de saúde na rede estadual específica, para atendimento de gestantes, e desejamos ter uma estrutura digna e adequada ao atendimento das nossas gestantes e seus bebês’’, explicou Marcos Rocha.

Os atendimentos ocorrem dentro do hospital de alta complexidade, em Porto Velho, no Hospital de Base Drº Ary Pinheiro. Sensível à causa rondoniense, a ministra da Saúde acolheu o projeto, assegurou que o mesmo será analisado pela equipe técnica do Ministério da Saúde, sinalizou positivamente para uma parceria com o Estado, a fim de fortalecer a saúde pública do Brasil, e ainda parabenizou a iniciativa do Governo de Rondônia em construir uma maternidade bem equipada e com uma estrutura de qualidade.

INVESTIMENTOS ESTADUAIS

O alinhamento com o Ministério da Saúde faz parte do compromisso do Governo em buscar o aperfeiçoamento da Saúde Pública de Rondônia. No Estado, está em execução a construção do novo Hospital de Urgência e Emergência, um anseio antigo da população, que vai proporcionar uma estrutura moderna.

E está vigente também, o edital de licitação para contratação de empresa, que fará a conclusão da obra do Hospital Regional de Guajará-Mirim. Outro ganho para a rede estadual de saúde, aconteceu em meio à pandemia, quando ao invés de construir uma estrutura de lona para ser o hospital de campanha para tratar a covid-19, o Governo de Rondônia decidiu adquirir um hospital de concreto, o antigo Regina Pacis, que agora absorve as demandas que chegam até a rede estadual de saúde.

O Governo de Rondônia investe, ainda, em ações municipalistas para ajudar os 52 municípios na melhoria do atendimento de saúde da população. Uma iniciativa criada com essa finalidade é o “Compartilhando a Saúde”, desenvolvido no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, com repasse de recursos aos municípios. Este ano, o Estado já investiu mais de R$ 40 milhões no projeto.

Marcos Rocha esteve na reunião acompanhado do secretário de Estado da Saúde – Sesau, Jefferson Ribeiro da Rocha, da secretária executiva da Sesau, Michelle Dutra e do superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília – Sibra, Augusto Leonel.