Quatro adolescentes que praticavam bullying com colega gay que se matou são condenados pela Justiça da França

A pena será anunciada em 22 de janeiro de 2024. Os condenados podem pegar até 18 meses de prisão.

263

Quatro adolescentes da França foram condenados pela Justiça por ofenderem um colega de escola gay que se suicidou. O caso comoveu o país e levantou preocupações sobre o bullying escolar.

Em 7 de janeiro, Lucas, um garoto de 13 anos, escreveu um bilhete no qual expressava o desejo de pôr fim à sua vida na cidade de Golbey.

Seus familiares denunciaram que ele sofria assédio e que alunos de sua própria escola faziam bullying com ele e proferiam insultos homofóbicos.

Um tribunal de menores da região de Épinal condenou os quatro adolescentes por assédio, mas sem vinculá-lo ao suicídio de Lucas.

A pena será anunciada em 22 de janeiro de 2024. Os condenados podem pegar até 18 meses de prisão. A pena seria de até cinco anos de prisão se o bullying fosse vinculado ao suicídio.

A mãe de Lucas expressou alívio: “Queria que meu filho fosse reconhecido como vítima de bullying, era tudo que devia a ele, essa é a minha luta agora”, disse ela.

O governo tem um programa para combater o bullying escolar.

Outros casos

Essa tragédia não foi a única desde o início do ano. Houve outros casos de bullying que terminaram de forma trágica na França nos últimos meses.

  • Em 29 de abril, uma criança de 10 anos se suicidou perto da cidade de Lyon, em um contexto de bullying na escola, segundo seus pais.
  • Em 12 de maio, Lindsay, uma adolescente de 13 anos, tirou a própria vida na cidade de Vendin-le-Vieil . A Justiça acusou quatro menores de “bullying escolar que levou ao suicídio”. O ministro da Educação, Papa Ndiaye, se reuniu nesta segunda-feira com os familiares de Lindsay, cuja mãe o acusou de não ser “sincero” no combate ao suicídio.