Câmara dos Deputados articula a instalação de três CPIs nesta quarta-feira (17)

Presidente da Casa pediu para líderes acelerarem as indicações dos deputados que vão compor as comissões para viabilizar instalação

257

A Câmara dos Deputados pode instalar, nesta quarta-feira (17), três Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs). A informação foi confirmada à CNN por deputados que participaram da reunião de líderes nesta terça-feira (16).

Na ocasião, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), teria cobrado a indicação, pelos líderes, dos nomes que vão compor as frentes de investigação.

Uma das CPIs que deve ser instalada é a do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), para apurar atos do grupo. Articulada por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a comissão terá como relator o deputado Ricardo Salles (PL-SP), ex-ministro do Meio Ambiente. A presidência ficará com o deputado Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS).

O nome do presidente do colegiado ainda não foi oficialmente divulgado. Essa comissão parlamentar de inquérito foi articulada pela bancada ruralista e deve ser usada pela oposição para tentar conectar as invasões do MST ao Palácio do Planalto.

Outra comissão pretende investigar as denúncias de manipulação de resultados de jogos esportivos. Os alvos são páginas de apostas na internet e times de futebol. O presidente da comissão deve ser o deputado Júlio Arcoverde (PP-PI), e o relator, o deputado Felipe Carreras (PSB-PE).

A terceira CPI tem como alvo as Lojas Americanas, que recentemente anunciou calote a credores em razão de fraude na contabilidade da empresa. Segundo apuração da CNN, a presidência da CPI ficará com o deputado Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE). O relator será Carlos Chiodini (MDB-SC).

Além da instalação das três comissões, mais uma pode começar a funcionar em breve. Lira pretende ler, também nesta quarta-feira, o requerimento de uma CPI das criptomoedas.