Poder Judiciário de Rondônia estará presente na Rondônia Rural Show 2023

Stand vai oferecer atendimentos disponíveis na Justiça Rápida, auxílio para declaração do Imposto de Renda e ações sustentáveis

405

Pelo segundo ano consecutivo, o Poder Judiciário de Rondônia firma parceria com a Rondônia Rural Show, maior evento de agronegócio do Estado. A feira, que tem início no dia 22 de maio, terá diversas atrações e serviços à comunidade na região central do Estado. O foco do evento é o fomento à economia, mas a presença de instituições públicas, como a Justiça de Rondônia, fortalecem, também,as ações de cidadania. 

Justiça Rápida

A Operação Justiça Rápida, que aproxima pessoas que moram distante de comarcas do Judiciário, estará no local com atendimentos em áreas como cobranças de pequenos valores, ações envolvendo guarda, pensão alimentícia, divórcio amigável, reconhecimento de paternidade e outras questões jurídicas, tudo de forma gratuita. O atendimento oferecido no local é pré-processual. Os que procurarem atendimento e estiverem com toda a documentação exigida para o caso poderão dar início ao processo ou poderão sair com a data marcada da audiência.  

Declare Seu Amor 

Os que procurarem o stand também poderão ter informações sobre como destinar recursos para os fundos da criança e do adolescente e do idoso, foco do programa Declare Seu Amor, do Tribunal de Justiça de Rondônia, por meio da declaração do Imposto de Renda. A ideia é destinar até 3% do valor devido para o fundo. Em cinco anos do programa, mais de três milhões de reais já foram destinados aos fundos no Estado, que ajudam a manter instituições que atuam na defesa de direitos. Para auxiliar os contribuintes, uma parceria foi firmada com contadores da região, que irão prestar orientações e também fazer a declaração gratuitamente para os interessados. 

Sustentabilidade 

 No stand, estarão em exposição diversos projetos ambientais de iniciativa dos juizados especiais da comarca de Ji-Paraná em parceria com instituições públicas e privadas, dentre eles, o projeto “Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas”, idealizado pelo juiz Maximiliano Deitos. Na ocasião, os visitantes também poderão receber mudas de plantas.

A Rondônia Rural Show Internacional acontecerá de 22 a 27 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, no município de Ji-Paraná. O stand do TJRO estará localizado próximo ao stand destinado à Secretaria de Agricultura.