Abertura oficial da campanha Maio Amarelo 2023 acontece nesta sexta-feira (5)

Evento será realizado na Escola Municipal São Pedro, região central da capital

304

A Prefeitura de Porto Velho, em ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), dará início à campanha Maio Amarelo 2023. A solenidade de abertura acontecerá nesta sexta-feira (5), na Escola Municipal São Pedro, no bairro Pedrinhas.

“O Maio Amarelo é o maior movimento de saúde e segurança no trânsito do mundo. No Brasil, 90% dos acidentes ocorrem por fator humano, então o trabalho deve ser de forma contínua e consistente, e só é possível buscando integração entre as secretarias. É com a intenção de salvar vidas no trânsito que fazemos abertura do programa dentro das escolas municipais, começando com nossas crianças com a educação no trânsito. É uma construção de valores, que leva mais consciência, auxilia e prepara a criança para conviver com as regras de trânsito e, principalmente, aprender a respeitar o próximo na proteção da vida”, explica o prefeito Hildon Chaves.

Tendo em vista que as ações educativas sobre o trânsito devem ser contínuas, no mês de maio a equipe de Educação para o Trânsito da Semtran estará presente em mais de 20 escolas do município ministrando palestras educativas sobre os cuidados no trânsito. Nas palestras, os agentes têm como objetivo orientar os alunos sobre: travessia segura na faixa de pedestres; uso do cinto de segurança e dispositivos de retenção; local seguro para brincar e andar de bicicleta; entre outras informações.

Ações educativas buscam conscientizar e ampliar a participação de motoristas e pedestres

As palestras serão ministradas de forma lúdica e ao final contará com a presença dos mascotes Semtranzinho e Semtranzinha. Para fixar a temática trânsito, os alunos das escolas contempladas com as palestras participarão do concurso de redação e desenho onde os alunos vencedores serão presenteados com uma bicicleta.

As ações educativas buscam conscientizar e ampliar a participação dos motoristas e pedestres nas atividades de respeito mútuo no trânsito, em reforço a segurança viária, e assim, preservar vidas, com a redução no número de acidentes no trânsito.

PROGRAMAÇÃO

No dia 9 de maio acontecerá na Assembleia Legislativa do Estado uma palestra sobre a importância do programa Maio Amarelo, e dando continuidade à programação, dia 10 a ação é realizada em conjunto com a PRF. Já no dia 13 acontecerá passeio ciclístico, e dia 20 terá blitzes educativas da Semtran, com educação e fiscalização.

Ao longo do mês, as equipes da Educação Para o Trânsito, os agentes de trânsito municipais e as equipes do Samu, em conjunto com as forças de segurança, irão promover ações em diferentes pontos da capital alusivas às ideias da campanha que completa dez anos de criação.

Dentre as atividades, estão programadas blitzes educativas e repressivas, palestras voltadas para o público infantil nas escolas da rede municipal de ensino, universidades e empresas privadas que apoiam as ações educativas no trânsito. Confira o calendário das escolas onde palestras serão realizadas.