Sudeste, Nordeste e Norte do Brasil ainda podem ter chuva forte

638

Nuvens carregadas das áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical provocam chuva forte em vários locais da costa norte do Brasil, entre o Rio Grande do Norte e o Amapá.

Uma frente fria avançou até o litoral da Bahia e do Espírito Santo e ajuda a formar nuvens de chuva em várias áreas dos demais estados do Sudeste. 

Uma massa de ar seco já predomina no Sul do Brasil e em Mato Grosso do Sul diminuindo  a nebulosidade  e as condições para chuva. Este ar seco avança para São Paulo.

Previsão do tempo para o Brasil para 28/04/2023 – sexta-feira

Região Sul

Uma massa de ar seco e frio predomina sobre o Sul do Brasil e deixa o tempo firme. O sol predomina o dia todo em praticamente toda a Região. Tem previsão de chuva garoa no litoral do Paraná.

A umidade permanece alta no leste do Paraná e por isso muitas nuvens continuam sobre a Grande Curitiba, mas o sol aparece fraco. 

Há possibilidade de geada ao amanhecer nas áreas mais elevadas da serra catarinense e gaúcha

Na madrugada desta sexta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 4,8°C em São Joaquim (SC), 5,1°C em General Carneiro (PR), 5,8°C em Caçador (SC), 6,2°C em São José dos Ausentes (RS) e 6,8°C em Cambará do Sul (RS). O Epagri/Ciram registrou 1,6°C em Urupema/Parque Exposição, na parte mais elevada da serra catarinense.

Região Sudeste

Uma frente fria chega ao litoral norte do Espírito Santo e áreas de instabilidade ainda se formam sobre a Região Sudeste.

Não chove na divisa de Minas Gerais com a Bahia. As demais áreas de Minas Gerais, no centro-norte do Espírito Santo têm e no extremo norte de São Paulo, o sol aparece, faz calor e ocorrem pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.No centro-sul do Espírito Santo, no estado do Rio De Janeiro, no Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira, o sol aparece entre muitas nuvens e chuva a qualquer hora. Dia nublado e com chuviscos no leste de São Paulo, incluindo a capital e o litoral paulista. Na maioria das áreas do estado de São Paulo, o sol aparece entre muitas nuvens e não chove.

Região Centro-Oeste

O ar quente e ainda úmido predomina sobre o Centro-Oeste do Brasil. Toda a região tem sol forte e calor, mas algumas pancadas de chuva ocorrem à tarde e em parte da noite em Goiás (exceto no norte do estado), no Distrito Federal e em Mato Grosso. A chuva que ocorrer será em pequenas áreas e de curta redação. 

O sol predomina o dia todo e não chove em Mato Grosso do Sul.

Região Nordeste

Áreas de instabilidade deixam quase todo o Nordeste com muitas nuvens e condições para chuva.

O sol predomina o dia todo apenas no oeste, centro, sul e leste da Bahia. O Maranhão, Piauí, o Ceará, o sertão da Paraíba e do Pernambuco, o centro-oeste do Rio Grande do Norte e o extremo norte da Bahia  têm períodos com sol e pancadas de chuva com raios, que podem ocorrer a qualquer hora. Há risco de chuva forte

Região Norte

Áreas de instabilidade atuam sobre quase toda a Região Norte, com a grande disponibilidade de calor e de umidade. A maioria das áreas da Região têm um dia com períodos de sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite, que podem ser fortes. 

A chuva é mais volumosa na faixa norte do Pará, em Roraima e no Amapá.

Tempo seco, com sol o dia em quase todo Tocantins. Pancadas de chuva ocorrem no norte  do estado.

Alertas meteorológicos para 28/04/2023 – sexta-feira

Atenção para chuva moderada a forte nesta sexta-feira nas capitais: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Fortaleza, Teresina, São Luís, Belém, Macapá, Boa Vista, Manaus

Alerta para temporais no litoral do Amapá, na região da ilha de Marajó e de Tucuruí (Pará), oeste do Acre, sudoeste do Amazonas, no centro-norte do Piauí, Ceará, no oeste do Rio Grande do Norte, no sertão da Paraíba e de Pernambuco, no Vale do Rio Doce e centro-sul do Espírito Santo 

Atenção para chuva moderada forte, com raios e vento por vezes forte no estado do Rio de Janeiro, na Grande Belo Horizonte, Zona da Mata Mineira, norte da Bahia, centro-sul do Piauí, no  Maranhão (exceto no sul do estado), centro e norte do Pará, interior do Amapá, Roraima,no centro, norte e oeste Amazonas, centro-leste do Acre

Atenção para o ar seco, com níveis de umidade do ar entre 21% e 30% no centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul, no oeste da Bahia, extremo noroeste de Minas Gerais e na região da Chapada dos Veadeiros (GO)