Com a mensagem “No trânsito, escolha a vida”, Detran realiza abertura oficial do Maio Amarelo

236

Com a mensagem “No trânsito, escolha a vida”, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia realizou nesta sexta-feira, no Teatro Guaporé em Porto Velho, a solenidade de abertura do Movimento Maio Amarelo,  que tem o objetivo de chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

Responsável pelas ações educativas que vão acontecer durante o mês de maio, a equipe de educação da Escola Pública de Trânsito – EPT, fez uma apresentação cênica sobre as escolhas que fazemos ao participar do trânsito, seguida de uma roda de conversa sobre o Maio Amarelo, entre as autoridades presentes. “Como motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, somos todos responsáveis pela promoção da segurança e da paz no trânsito”, disse o diretor da EPT, Renato de Moraes Ramalho.

O diretor-geral do Detran/RO, Léo Moraes, enfatizou o trabalho executado pela Autarquia através de seus servidores e gestores. “É fundamental continuarmos propondo atividades educativas, principalmente nas escolas, e assim envolver o Detran com a sociedade na preservação de vidas”, destacou. 

O diretor-geral adjunto, Paulo Higo Ferreira de Almeida  lembrou que, a mensagem “No trânsito, escolha a vida” é também tema principal do  Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans, ao qual o Detran Rondônia aderiu em maio de 2022, e tem como objetivo a redução de mortes em sinistros de trânsito.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destaca as ações educativas de trânsito como fundamentais para a conscientização de condutores e pedestres sobre comportamentos no trânsito, que zelem pela segurança das pessoas. “Temos que fazer essa opção diária de escolher a vida no trânsito, respeitando as leis, respeitamos também as pessoas”, sensibilizou. 

AÇÕES MAIO AMARELO

Executadas pela Coordenadoria de Educação para a Segurança da Escola Pública de Trânsito, em parceria com Instituições do Sistema Nacional de Trânsito, serão realizadas palestras, blitz, pit stop em escolas, universidades, empresas, igrejas, órgãos públicos e vias públicas, localizadas nos principais cruzamentos, faixas de pedestres e em pontos de alto índice de sinistros  nos municípios rondonienses. 

A solenidade contou com a presença das autoridades de trânsito, como a Polícia Rodoviária Federal – PRF, Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes de Porto Velho – Semtran, Batalhão de Trânsito da Polícia Militar – BPtran, Corpo de Bombeiros – CBMRO, Ouvidoria Geral do Estado, Secretarias de Estado da Educação – Seduc, Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, e Secretaria de Estado  de Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec.