Militares criticam eventual extinção do GSI e defendem nome legalista para a pasta

Queixa foi endereçada ao Palácio do Planalto, que deve tomar uma decisão sobre o destino do gabinete nesta semana

233

A eventual extinção do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estudada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem causado desconforto nas Forças Armadas.

A avaliação feita à CNN, e transmitida ao Palácio do Planalto, é de que o fim da pasta criaria um desgaste desnecessário em uma relação já conturbada entre a cúpula militar e o governo petista.

A defesa é de que, em vez de acabar com a estrutura que historicamente é comandada por militares, seja colocada à frente da pasta um general legalista, perfil semelhante ao do atual comandante do Exército, general Tomás Paiva.

O diagnóstico é de que, em uma instituição que preza pelo respeito à hierarquia, apenas um militar teria condições de fazer mudanças na pasta, retirando militares bolsonaristas, e escalando nomes moderados.

O fim da pasta ministerial, na avaliação de militares, pode criar um sentimento revanchista, com potencial de acirrar ainda mais os ânimos no país.

A avaliação, segundo militares da ativa, é compartilhada pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, que se posicionou contra a extinção do GSI durante viagem do presidente brasileiro a Portugal.

Criado em 1999, o GSI surgiu de uma fusão da Casa Militar com a Secretaria do Conselho de Segurança Nacional. Em 2015, a então presidente Dilma Rousseff retirou o status ministerial do órgão federal, que voltou a virar uma pasta em 2016.

Para extinguir ou rebaixar o GSI, o governo federal precisaria alterar a legislação por meio de uma nova medida provisória, como a que editou em janeiro mudando a configuração da Esplanada dos Ministérios.

Lula já afirmou que só tomará uma decisão sobre a pasta quando retornar ao Brasil, na próxima quarta-feira (26). A ideia é que, na quinta-feira (27), ele se reúna com os ministros da Casa Civil, Justiça e Defesa para discutir o tema.