Governo de Rondônia lança programas para melhorias na segurança urbana e rural e entrega equipamentos de tecnologia

390

Para permitir a implantação e a ampliação das áreas de patrulhamento, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, promoveu nesta segunda-feira (3), no Espaço Alternativo de Porto Velho, o evento de solenidade para entrega de equipamentos tecnológicos e programas de melhorias na segurança pública urbana e rural.

Na solenidade, que contou com a presença do governador de Rondônia, Marcos Rocha e demais autoridades, foram entregues equipamentos como munições letais para a Polícia Militar – PM e Polícia Civil – PC; pistolas, computadores, Equipamentos de Proteção Individual – EPI, Equipamentos de Proteção Respiratória para o Corpo de Bombeiros Militar – CBM, materiais bélicos, espingardas táticas calibre .12, balanças eletrônicas, espectrômetros de infravermelho para a Polícia Técnico-Científica – Politec e solução para extração de análise de dados.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que, as entregas e o lançamento dos programas vão garantir mais segurança para quem reside nas áreas urbana e rural. “Estamos trabalhando firmes, para que nossa população tenha a segurança que necessita”, afirmou.

O secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, Felipe Vital, disse que todos os investimentos somam a marca de R$ 50 milhões, para todas as forças de Segurança Pública, sendo um pacote que marca os 100 dias da  gestão do Governo de Rondônia. “Inicialmente será em Porto Velho e depois estaremos levando ao interior do Estado, para otimizar o trabalho da Polícia Militar e coibir a criminalidade, principalmente, em pontos estratégicos. Além disso, firmamos convênio com a iniciativa privada para também, trabalhar com o patrulhamento rural, coibindo as invasões em propriedades”, evidenciou.

Para o comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia – PMRO, James Alves Padilha, os investimentos consolidam as atividades já realizadas, garantindo cada vez mais segurança aos cidadãos. “Em outras áreas de atuação, temos fortalecido a atuação da Polícia Militar, por meio da Operação Máximus desde 2022, as operações Reforço PolicialFio Desencapado e a Operação Paz no Campo, fortalecendo a patrulha rural, para dar segurança ao homem do campo”.

PROGRAMAS

Durante a solenidade, foram lançados programas que elevam o nível dos serviços de segurança, com o uso de ferramentas modernas no combate à criminalidade. O primeiro foi o de Patrulhamento Rural, que vai funcionar como mapa da violência no campo e georreferenciamento contra crimes, com o objetivo de abordar a segurança pública a ser oferecida pela Patrulha Rural do Estado, analisando os problemas relacionados ao policiamento neste meio.

Também foi lançado o Sistema Interativo de Segurança por Videomonitoramento, com o objetivo de suprir as necessidades da Segurança Pública, no desenvolvimento das atividades operacionais rotineiras, exercendo a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. No total, são 82 totens instalados em municípios do Estado de Rondônia, sendo 40 em Porto Velho; 10 em Ariquemes; 10 em Cacoal; 12 em Ji-Paraná e 10 em Vilhena.

O Sistema de Videomonitoramento com Inteligência Artificial também foi outro programa lançado, que vai contar com pontos de coletas distribuídos em área urbana e rural, capaz de realizar leitura de placas, facilitando as ações de segurança pública no combate aos roubos e furtos de veículos.

Além disso, foi lançado o novo Sistema de Telefonia para Atendimento, que é uma solução em telefonia com alta disponibilidade e redundância, ou seja, com dispositivos e hardwares a mais, permitindo dimensionar e gerenciar com facilidade as centrais de atendimento, permitindo assim, a gestão de fila de espera, gravação, discador e muitas outras ferramentas que irão facilitar o atendimento e a gestão do Centro Integrado de Operações Policiais – CIOP.

PROJETO VOAR

Na solenidade foi apresentado, também, o projeto Voar é uma ação de inclusão social, concebida por meio de parceria entre o Governo de Rondônia, o Tribunal Regional do Trabalho – TRT14 e o Ministério Público do Trabalho – MPT, com o objetivo de atender crianças em situação de vulnerabilidade social. Esta ação é desenvolvida pelo Núcleo de Operações Aéreas – NOA, e já conta com 225 crianças com atividades esportivas em três modalidades: futebol, jiu-jitsu e natação.

As aulas serão ministradas três vezes por semana, além de fornecer às crianças todo o material esportivo necessário à realização das atividades. Todas as aulas são no complexo esportivo do NOA, com professores formados em Educação Física e habilitados para atuarem no Projeto.