Programa da Prefeitura vai levar luminárias de LED a toda Porto Velho

PROLED já chegou a nove bairros e o residencial Cristal da Calama

145

Com o programa PROLED, criado há dois anos, a Prefeitura de Porto Velho promove a expansão da instalação de luminárias de LED, com a expectativa de atingir 100% da cidade.

“Cerca de 13 mil luminárias de LED já foram instaladas, e devemos encerrar o ano com muito mais, em diversos bairros da nossa capital. A LED é sustentável, mais eficiente, mais econômica, dá menos manutenção e tem maior durabilidade do que as lâmpadas de vapor metálico. Em razão disso, é uma prioridade nossa não apenas seguir com a capital iluminada, mas iluminada com as modernas luminárias de LED”, destacou o prefeito Hildon Chaves.

Atendendo à determinação do prefeito, a Empresa de Desenvolvimento Urbano de Porto Velho (Emdur) é a responsável pela execução do serviço. Presidente empresa, Gustavo Beltrame, informou que, além de avenidas e locais como o Espaço Alternativo, Parque da Cidade e Skate Parque, a iluminação em LED já chegou aos bairros Flodoaldo Pontes Pinto, Agenor de Carvalho, Igarapé, Olaria, São João Bosco, Pedrinhas, Liberdade, Cohab e Conceição, além do residencial Cristal da Calama.

“Nos próximos dias, vamos instalar luminárias de LED nos bairros Nacional, Caladinho e Castanheiras. Temos 12 mil pontos licitados e devemos chegar a um número em torno de 45% de nossa rede de atendimento neste ano, mas não vamos parar enquanto não chegarmos a 100%”, disse Beltrame.

VANTAGENS DO LED

Mais eficientes, com menor custo de manutenção, maior durabilidade do que as lâmpadas de vapor metálico, além de economia com um gasto cerca de 60% a 70% a menos de energia, as luminárias de LED representam uma cidade mais iluminada, com menor custo, pois possuem até cinco anos de garantia e uma durabilidade maior.

As de vapor, além de durarem menos, requerem um mecanismo de funcionamento mais complexo, com até sete componentes. Se um deles der problema, a lâmpada apaga. Já a LED é apenas relé e a luminária, permitindo fazer a identificação do problema e o reparo com mais agilidade.

SUSTENTABILIDADE

A iluminação em LED traz outro benefício que é a sustentabilidade. Enquanto os outros sistemas utilizam até metais pesados na geração da luminosidade, trazendo complicações em seu descarte, as luminárias de LED são sustentáveis e sem impactos ambientais significativos, pois não possuem elemento poluente ou contaminante.