Prefeitura segue com o plantio de mudas na avenida Vieira Caúla

Ação faz parte do programa Arboriza Porto Velho

133

A Prefeitura já realizou o plantio de cerca de 100 indivíduos arbóreos adultos e 230 mudas arbustivas ao longo da avenida José Vieira Caúla. A ação que teve início no mês passado continua em andamento e faz parte do programa Arboriza Porto Velho, executado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema).

A escolha da avenida se deu pela extensão da via e ausência de arborização em um amplo trecho, a partir da avenida Rio Madeira até a Mamoré. São espécies nativas como Pau Ferro e ornamentais como Clúsia e Dracena, plantadas para melhorar o aspecto visual e a qualidade do ar na cidade. Segundo levantamento da Sema, a cidade tem apenas 12 mil árvores públicas, quantidade considerada baixa proporcionalmente para o território.

O programa tem como meta o plantio de aproximadamente 5 mil árvores ainda este ano, incluindo os distritos. Finalizado o serviço na José Vieira Caúla, a previsão da Sema é iniciar plantio semelhante na avenida Calama. Não há prazo definido para a finalização do serviço devido as chuvas intensas que são comuns neste período de inverno amazônico.

Outro problema que a Sema tem enfrentado é o vandalismo, pois muitas árvores plantadas recentemente já foram quebradas e até arrancadas por populares, que de forma criminosa, depredam o patrimônio. Amália Eloi, diretora do Departamento de Proteção e Conservação Ambiental, conta que o intuito do projeto é a arborização em diversos pontos da cidade e que a secretaria planeja realizar ao longo do ano ações de conscientização sobre a preservação urbanística da cidade e o sentimento de pertencimento com estudantes, a fim de multiplicar a informação.

Para denúncias de vandalismo o telefone disponível é (69) 98423-4092.