Meta está acabando com monetização de Reels no Facebook e Instagram

Segundo a empresa, o Facebook e Instagram vão expandir a publicidade em vídeos curtos, mas a monetização está sendo encerrada

144

A Meta parece estar eliminando gradualmente uma das principais iniciativas que ajudaram a monetizar os criadores de Reels no Facebook e Instagram. A empresa está “pausando” seu programa de bônus Reels Play, conforme revelou o Business Insider.

Lançado originalmente em dezembro de 2021, o programa oferecia aos criadores pagamentos mensais se atingissem determinadas contagens de visualizações e outras métricas.

Os incentivos, que prometiam que criadores de alto desempenho poderiam ganhar até US$ 35.000 por mês, faziam parte de um esforço maior da Meta para canalizar dinheiro para programas de monetização de criadores, enquanto tentava tornar o Reels mais competitivo com o TikTok.

Mas agora, a Meta diz que está “evoluindo” o programa e “parará de estender novos e renovados acordos Reels Play para criadores no Facebook e para criadores dos EUA no Instagram neste momento”, de acordo com um comunicado compartilhado com a imprensa. A empresa observou que ainda pode oferecer bônus aos criadores de maneiras mais “direcionadas”, como se o Reels entrasse em um novo mercado.

Monetização de Reels está morrendo ou mudando?

Como aponta o Insider, a empresa está eliminando gradualmente os pagamentos enquanto se prepara para expandir a publicidade nos Reels, o que permitiria acordos de compartilhamento de receita mais tradicionais para os criadores. Tom Alison, que dirige o aplicativo do Facebook na Meta, aludiu à mudança no início desta semana em um post de blog sobre as prioridades da empresa.

“Continuaremos expandindo nossos anúncios nos testes do Facebook Reels para ajudar mais criadores a obter receita de anúncios para seus Reels e aumentar os presentes virtuais por meio do Stars on Reels”.

Embora ele não tenha dado uma linha do tempo para quando os usuários do Facebook e do Instagram podem esperar ver esses “testes” se expandirem, o fato de que a empresa agora está freando seu programa de bônus sugere que a grande expansão de anúncios do Reels pode não estar longe.