“Novo Uber”: Prefeitura de São Paulo lança aplicativo de transporte

A Prefeitura de São Paulo está lançando um aplicativo de transporte para oferecer uma alternativa ao Uber e 99

146

A Prefeitura de São Paulo anunciou o lançamento de uma nova plataforma de transporte individual de passageiros, o MobizapSP, que chega como uma alternativa a aplicativos como Uber e 99, administrada pela gestão pública por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT).

Segundo a Prefeitura, “o MobizapSP é um aplicativo (app) de mobilidade urbana que visa melhorar as condições de acessibilidade e mobilidade urbana dos munícipes, com foco em facilidade, eficiência, segurança e preço justo, além de entregar uma maior remuneração aos motoristas parceiros.”

O aplicativo MobizapSP já está disponível nas lojas de aplicativo de dispositivos Android, a Google Play, e também de aparelhos com sistema operacional iOS, a App Store. O projeto foi desenvolvido após realização de licitação pública, com o Consórcio 3C sendo o vencedor do contrato, definido pelo menor percentual sobre o valor das corridas.

A taxa de administração do aplicativo é de 10,95% fixos, se apresentando como uma alternativa para plataformas já atuantes na cidade. Com isso, os motoristas devem receber 89,05% do valor ganho em suas corridas.

O MobizapSP, segundo nota da prefeitura, fará viagens com ponto de partida na cidade de São Paulo, com o destino podendo variar de acordo com a solicitação do cliente. O aplicativo já chega com opções de pagamento em dinheiro, cartão de crédito, débito e até mesmo crédito no aplicativo.

uber

Inicialmente, a disponibilização do aplicativo será para os motoristas, para a realização de cadastros na plataforma. Segundo a Folha de S. Paulo, a plataforma precisará chegar a um número de 10 mil a 12 mil motoristas para entrar em funcionamento. Quando isto acontecer, o acesso à população será liberado.

Em 2018, a administração de João Doria lançou o aplicativo SPTáxi, outra tentativa de oferecer uma alternativa a aplicativos de transporte como o Uber. No entanto, o aplicativo não alcançou a adesão esperada, apesar de ainda existir.

Agora, o MobizapSP chega com a promessa de Ricardo Nunes (MDB) de uma remuneração maior aos motoristas que optarem por aderir ao aplicativo. A taxa de quase 90% de repasse ao motorista em relação ao valor pago pelo passageiro é bem vantajosa, levando em conta que a taxa de administração de aplicativos particulares – como Uber e 99 – varia entre 40% e 60%, de acordo com o tipo de corrida e da empresa.

A Folha ainda revelou que a tarifa por quilômetro rodado e tempo de viagem deve ser semelhante à cobrada pelas outras empresas na maior parte do dia. Além disso, o MobizapSP não terá tarifa dinâmica, o que faria com que o passageiro pagasse menos em horários de pico.

A plataforma já está aberta para cadastro de motoristas e passageiros a partir do site. Versões do aplicativo para passageiro e motorista também estão disponibilizadas na App Store e Google Play Store.