WhatsApp pode lançar função para autodestruição de grupos

Opção permitiria definir período para expiração dos chats

144

A saga com grupos “mortos” e sem mensagens por meses no WhatsApp pode estar acabando. De acordo com o WaBetaInfo, o aplicativo está começando a trabalhar em uma função que permite que grupos obsoletos expirem automaticamente após período determinado. 

  • A ferramenta se chama “Expiring Groups”; 
  • Após prazo definido, caso não tenha interação no grupo, o WhatsApp irá solicitar a todos os participantes que apaguem o chat; 
  • O intuito da funcionalidade adicional seria economizar espaço no mensageiro, além de organizar e limpar grupos que não são mais utilizados. 

O Expiring Groups (“Grupos expiráveis”, em tradução livre) foi descoberto após o site especializado verificar a versão 23.5.0.70 do WhatsApp Beta. Ela está desabilitada e, aparentemente, ainda não foi liberada aos testadores.

“Quando esse recurso for lançado, os usuários poderão escolher entre várias opções de expiração, como um dia, uma semana ou uma data personalizada, e também poderão remover uma expiração definida anteriormente, caso mudem de ideia. A escolha será pessoal, pois não se aplica a outros participantes do grupo”, explicou o portal. 

Não servindo apenas para economizar espaços, a ferramenta será ótima também para aqueles grupos pontuais que criamos só para organizar aniversários com amigos ou sítios com a família e que, posteriormente, acabam se tornando irrelevantes. A atualização ainda não tem prazo para chegar ao WhatsApp. 

Políticas de privacidade do WhatsApp 

Recentemente, o WhatsApp cedeu aos pedidos da União Europeia e concordou em ser mais transparente sobre as mudanças em sua política de privacidade, introduzidas em 2021. 

Antes, o app exigia que usuários aceitassem os novos termos do aplicativo, que incluía autorizar o compartilhamento de dados com o Facebook, para usar o mensageiro. A nova alteração oferece mais liberdade para o usuário escolher se aceita ou não o compartilhamento sem ser prejudicado quanto ao uso do app. 

Embora o consenso tenha sido realizado num contexto da UE, o impacto no serviço deve ocorrer de maneira global. Com a recente decisão, inclusive, brasileiros voltaram a buscar pelas novas regras da plataforma, assim, divulgamos um passo a passo sobre onde você pode encontrar o documento. Confira aqui!