Bilionário da tecnologia desaparece na China

160

O fundador do banco de investimentos China Renaissance, Bao Fan, desapareceu sem deixar rastros esta semana. Na sexta-feira (17), o banco considerado um dos mais importantes do país fez o primeiro pronunciamento oficial confirmando o caso.

O comunicado diz que a empresa “não conseguiu entrar em contato com o senhor Bao Fan”. Sua “indisponibilidade pode estar relacionada aos negócios do grupo”.

Resumo do caso

  • Após o comunicado, as ações do China Renaissance chegaram a despencar 50% na Bolsa de Valores de Hong Kong.
  • A mídia chinesa também está acompanhando o caso e diz que o executivo não se comunica há pelo menos dois dias com a sua equipe.
  • É provável que o desaparecimento esteja ligado a uma nova ofensiva do governo chinês contra irregularidades financeiras na área de investimentos e tecnologia.

Bao está diretamente ligado aos dois setores. A China Renaissance já investiu em gigantes como a Tencent, do setor de internet, e no site de e-commerce JD.com, por exemplo. O banco também participou ativamente da fusão da Didi, dona do aplicativo 99, com a Meituan-Dianping, que atua no ramo de entrega de alimentos.

Agora, Bao entra para a lista de executivos que sumiram na China sem justificativa, seja por investigações envolvendo suspeita de corrupção ou má conduta. Outro caso recente que foi muito noticiado pela mídia em 2020 foi o desaparecimento do fundador do Alibaba, Jack Ma, que sumiu por meses após criticar reguladores chineses.