Programa Arboriza Porto Velho chega à av. José Vieira Caúla

Programa prevê plantio de 1.500 árvores somente em 2023

141

A prefeitura da capital segue com o programa Arboriza Porto Velho ao longo da avenida José Vieira Caúla. O plantio, feito pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), começou na segunda-feira (13), com árvores da espécie pau ferro, e as ornamentais clusia e dracena.

O secretário Alexandro Pincer diz que o programa Arboriza Porto Velho prevê o plantio de pelo menos 5.000 árvores durante o ano de 2023 na capital, além dos distritos. “É um plantio consciente, onde faremos a manutenção das mudas adubando de forma correta para que não tenha perda. Precisamos também conscientizar a população a preservar e cuidar dos indivíduos arbóreos. Temos pouquíssimas árvores públicas em Porto Velho, somente 12 mil, e aumentar esse número é aumentar os benefícios para a população. Na primeira etapa da Vieira Caúla serão plantadas 150 espécies de árvores nativas e mais de 700 ornamentais”.

Na Caúla, serão plantadas 150 árvores nativas e mais de 700 ornamentais

Amália Eloi, diretora do Departamento de Proteção e Conservação Ambiental, conta que a avenida Caúla, partindo da avenida Rio Madeira sentido Guaporé e chegando na avenida Mamoré, nunca foi arborizada. “Iniciamos esse Projeto na Av. José Vieira Caula, pois é uma das mais extensas que temos em Porto Velho e que nunca foi arborizada desde que fizeram o canteiro central. O intuito é arborizar vários pontos da cidade”, enfatizou.

Dos projetos e ações que a Sema vai realizar ao longo do ano, um deles será com alunos de diversas escolas, levando a conscientização da preservação urbanística da cidade e o sentimento de pertencimento. A Sema está trabalhando com a perspectiva de um programa amplo para o meio ambiente.

Os técnicos estão alertando quanto ao papel de cada cidadão nesse processo, mostramos nas palestras a importância e o cuidado que devemos ter com as árvores e o meio ambiente.

A arborização em Porto Velho, além da estratégia de amenização de impactos ambientais adversos, é importante sob os aspectos ecológico, histórico, cultural, social, estético e paisagístico.