PF mira grupo suspeito de fraudes bancárias de R$ 1,9 milhão contra entidades privadas e órgãos públicos

Suspeitos roubavam dados das vítimas e realizavam transações pela internet. Agentes cumprem 13 mandados de busca e apreensão em 4 estados e no DF.

179

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (16), uma operação que mira um grupo suspeito de fraudes bancárias, que somam mais de R$ 1,9 milhão, contra contas de entidades privadas e órgãos do governo. As irregularidades seriam contra o Banco do Brasil.

Os agentes cumprem 13 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, São Paulo, Maranhão, Piauí e Tocantins. Também são cumpridas ordens judiciais de bloqueio de bens e valores de alvos da operação, com o objetivo de recuperar o montante desviado.

g1 entrou em contato com o Banco do Brasil, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem. De acordo com as investigações, os suspeitos obtinham os dados bancários das vítimas, inclusive de municípios, e realizavam operações pela internet, efetuando transferências eletrônicas para diversas outras contas.

Veja quantos mandados foram cumpridos em cada unidade da federação:

  • Distrito Federal: 7
  • Maranhão: 3
  • Piauí: 1
  • Tocantins: 1
  • São Paulo: 1

Até o momento, as vítimas identificadas são: dos municípios mineiros de Curral de Dentro, Jenipapo de Minas, Santa Helena de Minas, e dos tocantinense de Talismã e Tupirama.

Segundo a Polícia Federal, foram identificado acessos em contas de clientes que, até o momento, não registraram boletins de ocorrência, o que indica que o dinheiro desviado pelo grupo pode superar o valor apurado pela PF.

Os alvos são investigados por organização criminosa, furto qualificado mediante fraude em ambiente cibernético e lavagem de dinheiro.

Esta é a primeira operação da Divisão de Investigação e Operações Especiais, dentro da Coordenação Geral de Combate a Crimes Cibernéticos da Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal.