Ji-Paraná: Mais de 120 animais são registrados para castração gratuita

Ação aconteceu no bairro Jardim Capelasso, no último sábado

176

Mais de 120 animais de estimação foram registrados no programa de castração gratuita, promovido pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (Sempba). A ação foi realizada, no sábado (14), na Escola Municipal Moisés Umbelino, no bairro Jardim Capelasso (2º distrito). Os procedimentos cirúrgicos foram iniciados na segunda (16).

“A iniciativa foi um sucesso, tivemos uma grande adesão dos moradores do Capelasso, que registraram seus cães e gatos no programa de castração da Prefeitura de Ji-Paraná. Já na segunda-feira, iniciamos os procedimentos e todos devem ser realizados em até 30 dias, de acordo com o cronograma da secretaria”, explicou a titular da Sempba, Vanda Aparecida Basso.

Uma nova ação para registro de cães e gatos deve ser realizada no dia 28 de janeiro, no bairro Bosque dos Ipês (1º distrito). A expectativa, segundo a secretária da Sempba, é de que mais de 100 animais sejam inscritos no programa de castração. Os procedimentos serão realizados com base nos dados do Censo Canino e Felino de 2022 (PetCenso 2022).

“Vamos seguir com as ações itinerantes, em bairros que possuem maior quantidade de animais, seguindo os números do PetCenso. A castração tem o objetivo de promover o controle populacional de cães e gatos, especialmente de animais de rua”, ressaltou Vanda.

O programa de castração é voltado para animais de famílias com renda mensal de até três salários mínimos e os procedimentos são realizados em clínicas conveniadas parceiras. A idade mínima dos animais é de cinco meses e meio, para cães e gatos fêmeas, dez meses para felinos e cachorros machos.

Os interessados devem comparecer portando documento de identificação com foto (RG ou CNH), CPF e comprovante de residência atualizado, além de documento que comprove que a família se enquadre no limite de renda (até três salários mínimos). Não é necessário levar o animal para fazer a inscrição.