Sapiossexualidade: entenda o termo usado pela BBB Key Alves para definir sua sexualidade

A jogadora de vôlei e influencer digital está no programa que estreia na próxima segunda (16). A cantora Karol Conká e a chef Bela Gil também já se declararam sapiossexuais em entrevistas recentes.

30

O ‘BBB 23’ ainda nem começou e a vida dos participantes já se tornou alguns dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Key Alves, integrante do grupo Camarote, é jogadora de vôlei e um fenômeno da internet. A atleta se definiu como sapiossexual, isto é, que sente atração por pessoas inteligentes, em entrevista ao gshow.

“Se o cara é muito inteligente, estilo nerd mesmo, meu olhinho fica brilhando, apaixonada. Mas é difícil achar homem assim, viu! E tem que ser mais velho também, tipo 20 anos a mais que eu”, afirmou. 

“Sapio” vem do latim sapiens, que indica a noção de inteligência, e a definição de sapiossexual pode variar. Há quem defenda que está ligada à atração baseada no intelecto, e não necessariamente no físico. Outros que dizem que vai além disso, como, por exemplo, quando a conversa com o outro é interessante e isto te faz sentir atração por aquela pessoa.

 

Em 2019, o produtor musical britânico Mark Ronson revelou durante uma entrevista ao programa “Good Morning Britain” que é sapiossexual. Após a repercussão negativa da declaração, Ronson voltou atrás, pediu desculpas e disse que seu comentário foi retirado do contexto.

“Não me considero parte de nenhuma comunidade marginalizada e peço desculpas se alguém entendeu mal ou se ofendeu”, afirmou à revista Rolling Stone.