Ji-Paraná: Semagri entrega mais de 400 toneladas de calcário para produtores rurais

O calcário corrige a acidez do solo, fornecendo nutrientes, cálcio e magnésio para as plantações.

50

Transporte é gratuito e o atendimento é de acordo com a ordem dos pedidos

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri), entregou, neste ano, mais de 400 toneladas de calcário a produtores rurais de diversos setores do município, com a finalidade de incentivar as produções do setor agrícola e pecuário.

A pessoa interessada em receber o calcário deve encaminhar solicitação à Semagri, que encaminhará o pedido para a empresa.  O atendimento é realizado de acordo com a ordem de chegada dos pedidos.

“A prefeitura desloca o caminhão para buscar o calcário na usina e faz o transporte gratuito até a propriedade. O produtor é responsável apenas pelo pagamento do insumo. O intuito é incentivar o produtor para que tenha mais atenção à qualidade do solo, para garantir mais produtividade na colheita”, comentou o secretário da Semagri, Jessé Mendonça Bitencourt.

O calcário é fundamental para recuperação de áreas degradadas. “O calcário corrige a acidez do solo, fornecendo nutrientes, cálcio e magnésio para as plantações. Os trabalhos realizados pela administração pública são para fortalecer a agricultura familiar com acesso a máquinas, insumos e distribuição de mudas”, destacou o secretário.

A coordenadora administrativa da Semagri, Érica Paris, informou que a pasta está beneficiando também os pequenos produtores com fertilizante à base de ácido húmico. O produtor interessado deve preencher um cadastro na secretaria e, segundo ela, apresentar documentos pessoais e da propriedade rural.

“Com o cadastro concluído, o produtor pode retirar o produto na secretaria ou solicitar que ele seja entregue na sua propriedade, em qualquer lugar do município. O transporte é gratuito. Os produtores recebem suporte técnico sobre a dosagem correta e o modo de usar”, acrescentou a coordenadora.

FOTOS: Acervo Semagri