Prefeito de Ji-Paraná inaugura Pronto-Socorro Infantil no HM

Anteriormente, os pacientes em casos de urgência e emergência eram atendidos na Ala Pediátrica do HM, mas não existia uma estrutura adequada para realizar esse tipo de atendimento específico.

164

A unidade conta com cinco leitos clínicos e um de estabilização

O Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca, inaugurou na manhã desta quinta-feira (22) o Pronto-Socorro Infantil (PSI) do Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz. A unidade foi totalmente reestruturada e, agora, conta com seis leitos, sendo cinco clínicos e outro de estabilização. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o PSI já está habilitado, totalmente equipado e pronto para receber pacientes.

A cerimônia foi realizada no pátio principal do HM, com as presenças do Prefeito Isaú Fonseca, da secretária da Semusa, Wanessa Oliveira e Silva e os vereadores Lorenil Gomes (PSDB), Joziel Carlos de Brito (MDB) e Edinho Fidelis (REP), que representaram o presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP), Welinton Fonseca (MDB).

O secretário municipal de Governo (SEMG), Rui Vieira, o gerente-geral do Departamento de Média e Alta Complexidade (DMAC) da Semusa, Relrisson de Souza Soares, e o diretor-geral do Hospital Municipal, Diogo de Souza Oliveira, também participaram da solenidade de inauguração do PSI.

Anteriormente, os pacientes em casos de urgência e emergência eram atendidos na Ala Pediátrica do HM, mas não existia uma estrutura adequada para realizar esse tipo de atendimento específico.

“Entregar o PSI moderno e equipado é mais um sonho que conseguimos tornar realidade. Ji-Paraná está se transformando em uma nova cidade e não apenas nas Obras, estamos vivendo uma transformação também na Saúde”, afirmou o prefeito.

O novo Pronto-Socorro Infantil foi construído por meio de emenda parlamentar do senador da República, Acir Gurgacz (PDT), no valor de R$ 310 mil. A unidade tem capacidade para atender mais de 100 pacientes por dia, com estrutura moderna, equipamentos novos e de alta tecnologia.

A secretária da Semusa, Wanessa Oliveira e Silva, destacou que, em menos de dois anos, o município concluiu a reforma e ampliação da ala de Clínica Cirúrgica do HM, transformou os leitos de UTI Covid em UTI convencional, inaugurou a Unidade de Pronto Atendimento Anna Beatriz Oliveira da Silva (UPA do 2º Distrito) e o Laboratório de Análises Clínicas.

“Ainda tivemos a mudança para um novo Almoxarifado da Semusa e a criação de um almoxarifado para Assistência Farmacêutica. Para os próximos anos, vamos entregar duas unidades básicas de saúde [UBSs], o Centro de Diagnóstico por Imagem [CDI] e a Central de Regulação de Urgência [CRU], provando que somos uma gestão de conquistas e entregas”, afirmou Wanessa.

FOTOS: Maria Elis