Porto Velho: Município vai receber consultoria técnica para se tornar Destino Turístico Inteligente

Os destinos contarão com uma equipe de especialistas que os apoiará de forma personalizada no desenvolvimento das ações elencadas.

33

Assessoria deverá fortalecer o turismo na capital

Porto Velho foi selecionada para segunda etapa pelo edital Programa Turismo Futuro Brasil, e caso seja selecionada, receberá o benefício de consultoria técnica para a elaboração de produtos customizados que deverão fortalecer o turismo da capital rondoniense.

Lançado por uma parceria entre o Sebrae Nacional e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o edital teve mais de 200 municípios inscritos, sendo selecionados para a segunda etapa 79 municípios.

Os destinos selecionados serão beneficiados com a consultoria para:

– elaboração, atualização ou aprimoramento de estratégia e instrumentos de planejamento para destinos turísticos inteligentes;
– delimitação de plano operacional para a implementação da estratégia desenhada;
– apoio na implementação de até duas ações-chave para o fortalecimento e consolidação dessas estratégias durante o período de vigência do apoio.

Os destinos contarão com uma equipe de especialistas que os apoiará de forma personalizada no desenvolvimento das ações elencadas. Elas incluem tanto a formulação estratégica associada ao conceito de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), como a efetiva implementação de ações-chave, que devem ser aderentes à estratégia inicialmente traçada e aos produtos enfocados pela cooperação técnica.

Nesta segunda etapa Porto Velho concorrerá com mais 20 municípios da região Norte e serão selecionados dois municípios por região. A seleção da segunda etapa ocorrerá a partir desta terça-feira (20) a 5 de fevereiro de 2023. Ainda não foi divulgado o prazo para o resultado oficial.

Na segunda etapa serão analisados fatores como: maturidade da gestão e governança turística em aspectos relevantes para os Destinos Turísticos Inteligentes, por meio de documentação e questionamentos que fazem parte do formulário a ser preenchido online.

“Estamos muito felizes por termos sido selecionados, o resultado do edital evidencia que Porto Velho iniciou um trabalho com objetivo de tornar nosso município um Destino Turístico Inteligente. Acreditamos que com a assessoria do BID e do Sebrae teremos o auxílio técnico necessário para nos tornarmos oficialmente um município ‘DTI’, nos elevando a referência na região Norte”, disse a secretária da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Glayce Bezerra.

Texto: Semdestur
Foto: Leandro Morais