Ji-Paraná: Semasf realiza ação itinerante do CadÚnico com povo indígena

Foram efetivadas mais de 90 atualizações e inclusões de dados

167

Cerca de 300 indígenas da Comunidade Ikolen Gavião foram atendidos pela ação itinerante do Cadastro Único (CadÚnico), promovida pela Prefeitura de Ji-Paraná, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf). A iniciativa ocorreu na Terra Indígena Igarapé Lourdes, na sexta-feira (11), para inclusão e atualização de dados no sistema.

Foram realizados também atendimentos do programa Mamãe Cheguei, Escuta Qualificada, Projeto Troca de Saberes, atividades pedagógicas para as crianças, distribuição de pipocas e doces. Esta ação foi em comemoração ao aniversário da cidade de Ji-Paraná, que completa 45 anos no dia 22 de novembro, que busca atender todos munícipes e suas diversidades. As ações foram ofertadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) São Francisco e Roda Moinho.

Segundo a coordenadora do CadÚnico, Deise Minatelli, as atividades seguiram das 8h às 15h, e foram realizados 94 cadastramentos, que vão garantir benefícios do Auxilio Brasil, concessão de vale-transporte, emissão da carteirinha do ID Jovem e outros. Ela reforçou que foi a primeira ação na terra indígena para viabilizar o atendimento de todas famílias do local.

O Programa Mamãe Cheguei cadastrou 13 gestantes e as atendeu com kits enxoval, que auxiliam as mães nos primeiros dias do recém-nascido. O kit é composto por 19 itens que vai de travesseiro de bebê, jogo de lençol para berço, banheira plástica, fralda de pano liso, kit pagão, macacão longo e curto, conjunto de camisetas com mijão, toalha com capuz, sabonete para bebê, fralda descartável, fita crepe, à bolsa maternidade e sapatinhos e outros.

Em parceria com a Semasf, a Agência de Desenvolvimento de Recursos Assistenciais (Adra), as creches Cantinho do Céu e Grilo Falante e a Igreja Missionária Unida colaboraram para a instalação do parquinho infantil, feito de madeira, que vai atender mais de 100 crianças indígenas.

São três modelos de kits, sendo dois de “Casa Panorâmica” e outro composto por balanços, cadeirinhas com assentos para bebê, gangorra vai e vem, trapézios, escada em forma de túnel e dois escorregadores.