Marcos Rocha, é reeleito governador de Rondônia

A vitória do candidato foi confirmada com 96,33% das urnas apuradas e 52,65% dos votos, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

182

Coronel Marcos Rocha (União Brasil) foi reeleito governador de Rondônia no 2º turno das eleições, neste domingo (30). Ele tem como vice Sérgio Gonçalves.

O resultado da disputa foi confirmado às 18h14, com 96,33% das urnas apuradas. O candidato tinha alcançado 444.011 votos, quando sua vitória foi consolidada, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O adversário de Rocha, Marcos Rogério (PL), alcançou 47,35% dos votos.

Quando foi eleito para o 1º mandato, em 2018, Coronel Marcos Rocha era novo no cenário político de Rondônia. Reeleito, ele vai para mais um mandato de quatro anos no governo do estado.

Quem é Marcos Rocha

Marcos Rocha nasceu no Rio de Janeiro e se mudou para Rondônia quando tinha 21 anos. Atualmente com 54 anos, ele tem quatro filhos e é casado com Luana Oliveira Santos.

Desde cedo Rocha teve apreço pela carreira militar. Em 1986 ele ingressou no Exército Brasileiro como Oficial e quatro anos depois foi aprovado no concurso da Polícia Militar em Rondônia.

O candidato eleito também já foi diretor de escola militar em Porto Velho e secretário municipal de educação em Porto Velho. Em dezembro de 2014 ele assumiu o cargo de titular na Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e seguiu na pasta até 2017.

Marcos Rocha é formado em análise de sistema de dados, administração de negócios e pós-graduado em educação e técnicas de ensino. Ele já foi professor da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e em uma faculdade particular da capital.

Em 2018, Rocha foi eleito governador de Rondônia para o 1º mandato, também em 2º turno, com 530.188 votos (66,34%). Era sua estreia no cenário político.

Propostas e campanha

Durante a campanha eleitoral nas Eleições 2022, Rocha destacou que em seu próximo mandato vai focar na conclusão da obra do Hospital Regional de Guajará-Mirim, além de abrir concurso público para área da educação.