Plataforma “Portal do Cidadão” que unifica os serviços ofertados no “Tudo Aqui” será lançada dia 28

18

Para automatizar e tornar online os agendamentos, solicitações e outros serviços ofertados no “Tudo Aqui”, a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação – Setic em parceria com a Superintendência de Gestão de Gastos Públicos Administrativos – Sugesp, desenvolveu a Plataforma “Portal do Cidadão”. O lançamento acontecerá na próxima terça-feira, 28, em Porto Velho no Palácio Rio Madeira.

O “Portal do Cidadão” será uma plataforma que integrará e unificará serviços de interesse do cidadão como: os agendamentos de Carteira de Identidade (RG); do Passe Livre do idoso/portador de deficiências; Solicitação da CNH definitiva e mais outros 50 serviços prestados no Tudo Aqui. Além da realização de serviços como solicitações e acompanhamento de etapas de atendimento, o portal será canal direto de comunicação, como  informativos, campanhas e avisos relevantes.

A plataforma, atende ao Plano Estratégico de Rondônia em seu Eixo de Gestão Estratégica, que visa aumentar a eficiência e a qualidade da prestação do serviço público com o uso de tecnologia, integrando todos os serviços públicos acessados de forma remota pelo cidadão.

A gerente de projeto da Setic, Karine Santos, destacou que o “Governo Digital” é um resultado da transformação digital. “As instituições e grandes empresas estão vivendo esse movimento, o Governo de Rondônia acompanhando essa nova realidade, realiza ações inovadoras que modernizam e simplificam a relação do Poder Público com a sociedade”.

O diretor técnico da Setic, Maico Moreira, destacou que o desenvolvimento do portal é fruto de muita análise e planejamento. “A plataforma reflete o compromisso que o Poder Executivo Estadual tem com a população rondoniense, possibilitando por meio de procedimentos inovadores o atendimento das demandas e consequentemente, a melhoria e qualidade de vida dos cidadãos.

Conforme destacado, o Governo de Rondônia tem empregado esforços para aumentar a eficiência da qualidade da prestação do serviço público com o uso de tecnologia, conforme consignado no Plano Estratégico de Rondônia 2019-2023. O “Portal do Cidadão” é a mais nova solução do Governo de Rondônia que cumpre esse propósito.

PLATAFORMA ALPHA

A Setic realizou uma série de treinamentos para dar suporte no cadastramento às instituições que possuem serviços voltados ao cidadão, com ações realizadas nas unidades do “Tudo Aqui”. 

As consultorias foram realizadas nas unidades dos municípios de Porto Velho, Rolim de Moura, Ji-Paraná e Ariquemes, contando com a participação de 56 agentes públicos. Também foram realizadas consultorias no Instituto de Identificação Civil e Criminal – IICC, Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia – Detran, Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes – DER, Sistema Nacional de Emprego – Sine, Programa de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon e a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas, tendo como finalidade orientar e auxiliar no uso da plataforma responsável pelo gerenciamento das cartas de serviços do Executivo Estadual – Sistema Alpha.

Após a conclusão das consultorias e treinamentos, a Setic apresentou o manual de cadastramento de serviços para auxiliar os gestores responsáveis pelo cadastramento de serviços no sistema.