Rondônia recebe visita da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde

247

Em apoio ao Governo de Rondônia, a equipe técnica da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição  – CGAN, do Ministério da Saúde, estará em Porto Velho de 7 a 9 de junho, para realização de atividades em parceria com a Coordenação Estadual de Alimentação e Nutrição – Cean/GPES/Sesau.

Rondônia é um dos estados que receberá a coordenadora-geral do Ministério da Saúde,  Gisele Bortolini, além da técnica Ana Carolina Pires. A visita faz parte de ações que visam a implementação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição – PNAN, para fortalecer e apoiar estados e municípios no processo de planejamento, execução e avaliação das atividades e programas de

(A&N) no âmbito da Atenção Primária à Saúde – APS. O fortalecimento também acontece na Cooperação Técnica de acordo com as necessidades locais de cada região.

A PNAN tem como propósito a melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira, mediante a promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis, a vigilância alimentar e nutricional, a prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição.

A nutricionista e coordenadora estadual de Alimentação e Nutrição, Sara Alves, explica que “todos os municípios possuem os programas disponíveis, mas a maioria ainda não tem coordenação municipal de alimentação e nutrição. Essa visita reforça a importância dessas diversas ações serem desenvolvidas nos 52 municípios e nas seis regionais de saúde do Estado”.

A programação acontece com momentos específicos, como a reunião com a gestora da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, Semayra Gomes, em que a técnica do Ministério da Saúde apresentará um diagnóstico situacional do Estado, como também, o recurso do Fundo de Alimentação e Nutrição – FAN, repassado anualmente para o desenvolvimento das ações da PNAN. A  agenda com a secretária de saúde de Porto Velho, além de reuniões com parceiros, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde – Cosems, Conselho Estadual de Saúde – CES, representação do Ministério da Saúde em Porto Velho, Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional – Consea, coordenadores municipais de nutrição e representantes do planejamento e finanças dos municípios.