Mingau de aveia fácil de fazer: 5 motivos para incluir na dieta

Receita simples e saborosa pode te ajudar a emagrecer e prevenir doenças

210

mingau de aveia é mais uma prova de que não é necessário sofrer para fazer dieta. Versátil e prático, dependendo da receita e do modo de preparo, ele pode ser uma boa fonte de nutrientes para turbinar o seu treino ou matar a fome sem extrapolar as calorias diárias.

“A aveia é rica em carboidratos complexos que aumentam a formação de ácidos graxos de cadeia curta no intestino, que são substâncias importantes para modular a imunidade, manter a saúde das células do intestino (enterócito) e controlar processos inflamatórios”, revela a nutricionista Laís Murta.

Por isso, a especialista separou uma receita de mingau de aveia que é nutritiva e fácil de fazer. Confira:

Como fazer mingau de aveia

Ingredientes:

  • 200ml de leite de amêndoas ou de coco;
  • 2 colheres de sopa (30g) de aveia;
  • 1 banana madura;
  • 1/2 dose de whey protein sabor chocolate.

Modo de preparo:

  • Misture o leite com a aveia e leve ao micro-ondas por 1 minuto;
  • Adicione o whey e meia banana amassada;
  • Na hora de servir, pique o restante da banana e coloque por cima do mingau;
  • A adição de outras frutas, canela e amêndoas é opcional e totalmente saudável.

“Este mingau é recomendado para ser consumido no café da manhã ou no lanche da tarde, pois aumenta a sensação de bem-estar. Além de preparar o organismo para um sono tranquilo à noite, uma vez que a serotonina se transforma em melatonina – o hormônio do sono”, revela Laís.

Benefícios da aveia

Principal ingrediente do mingau, a aveia é também a grande responsável pela maioria dos benefícios atrelados à receita. Dessa maneira, com a ajuda da também nutricionista, Talitta Maciel, separamos cinco bons motivos para você incluir o alimento na dieta. Confira:

1 – Melhora a disposição com energia saudável

Ao contrário de outros carboidratos simples, como massas e pães, a aveia é absorvida lentamente pelo organismo. Essa digestão gradativa fornece uma energia constante e mais duradoura para a realização de tarefas diárias e atividades físicas. Segundo a nutricionista, a vitamina B, presente no alimento, também aumenta a sensação de disposição.

2 – Evita o colesterol ruim

As fibras solúveis, de acordo com a nutricionista, também desempenham importante papel no controle do colesterol. Além de facilitar o trânsito intestinal, a camada viscosa ainda reduz a absorção de colesterol dos outros alimentos ingeridos. Mais uma boa notícia: a aveia é um dos grãos mais ricos nesse tipo de fibra.

3 – Previne diabetes

Rica em fibras e com baixo índice glicêmico, a aveia ajuda a prevenir a diabetes e pode ser uma excelente aliada das pessoas que já possuem a doença. “As fibras se unem ao açúcar dos alimentos, controlando a sua liberação no sangue. Isso evita os picos de glicose, além de beneficiar a digestão do amido”, explica Talitta.

4 – Consumir aveia te ajuda a emagrecer

Todas essas características – abundância de fibras e alto índice glicêmico – também favorecem a perda de peso. Como a aveia é absorvida de maneira mais lenta pelo organismo, além de evitar picos de glicose no sangue e aumentar a disposição, ela também eleva a sensação de saciedade e evita que você sinta vontade de furar a dieta.

5 – Combate o intestino preso

Segundo Talitta, a betaglucana – fibra solúvel presente na aveia – é responsável por formar uma espécie de camada viscosa no sistema digestivo e regularizar o trânsito intestinal. Já as fibras insolúveis, têm a função de aumentar o volume do bolo fecal. Fator que também facilita o funcionamento do intestino.