Policiais penais recebem curso de Instrutor de Tecnologias não Letais

304

aproveitamento das aquisições realizadas pela Secretaria de Estado da Justiça, policiais penais de Rondônia receberam o curso de Instrutor/Multiplicador de Tecnologias não Letais. Os servidores foram instruídos com o que há de mais moderno em técnicas para utilização de armamentos, sendo capacitados como instrutores e posteriormente poderão repassar as técnicas para os demais servidores do Estado.

O curso realizado entre os dias 15 e 17 de março, foi ofertado pela empresa Condor Tecnologia não Letal, que devido ao número de aquisições realizadas pelo Governo de Rondônia através da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), concedeu 30 vagas para os servidores. Os alunos receberam o treinamento para a melhor utilização das armas e munições não-letais fabricadas e comercializadas pela empresa. A Sejus disponibilizou vagas também para a Polícia Penal Federal, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal.

O investimento realizado em armamento de tecnologias não letais pelo Governo do Estado foi de R$ 584 mil (quinhentos e oitenta e quatro mil reais) em granadas explosivas, granadas fumígenas (fumaça); agentes químicos; dispositivo elétrico incapacitante (spark); cartuchos de dardos eletrizantes; munições de TNL para lançadores e espargidores de espuma e aerossol.

O secretário de Justiça, Marcus Rito, destacou o trabalho da Escola Estadual de Serviços Penais (Esep) sempre atuante na realização, planejamento e organização de cursos voltados para a capacitação dos servidores. Destacou também a importância das demais forças de segurança participarem da capacitação, pois a integração fortalece ainda mais a segurança do Estado. Por fim o secretário ressaltou a necessidade da capacitação em prol da instituição. “Capacitar os servidores é pensar no futuro da Sejus, que só alcançará seus objetivos e obterá êxito em suas ações se o servidor estiver pronto para atuar da melhor forma possível, preparado com conhecimento e treinamentos práticos e teóricos”, finaliza.