Rota Ecológica promove walking tour no Parque Natural de Porto Velho

Ação busca aquecer o turismo e valorizar a fauna e flora da região

306

Como parte das ações de fomento ao turismo ecológico em Porto Velho, o município realizou, no último fim de semana, um walking tour no Parque Natural da capital. O objetivo é promover o projeto Circuito e Rotas Turísticas.

A abertura da rota contou com a presença do prefeito em exercício, Maurício Carvalho, que destacou a importância das ações que fortaleçam o turismo e o bem-estar à população. “Nós fizemos essa caminhada para que não somente a população de Porto Velho, mas, também, do mundo venha conhecer nossa capital e, com isso, desfrutar de nossas belezas naturais que são encantadoras, e que precisam ser divulgadas. Com isso, fomentamos cada vez mais o turismo e gerar riquezas para nossa cidade”, declarou.

A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). Além da caminhada pela trilha ecológica do parque com 2,4 quilômetros de extensão, a programação contou com atividades de alongamentos com o auxílio de educadores físicos e dicas de fotografia de ecoturismo feitas com o celular.

Trilha ecológica foi supervisionada por guias de turismo

Segundo a titular da Semdestur, Glayce Bezerra, a ação dá sequência aos eventos anteriores, como a Rota Cultural e Rota dos Arigós. A Rota Ecológica, por sua vez, está inserida no Circuito Verde, que engloba os parques naturais de Porto Velho.

“Nosso objetivo é, além de divulgar os pontos turísticos, promover esse contato das pessoas com a natureza. O turismo de sustentabilidade é o que está em alta e até 2030 as empresas vão se adequar a isso. E nós, claro, já estamos começando por aqui. Temos muita expectativa para este ano. Vamos elevar, ainda mais, o nome de nossa cidade, mostrando os pontos turísticos e realizando as feiras dos pequenos e microempreendedores”, destacou Glayce.

O Parque Natural de Porto Velho está sob gerenciamento da Sema. O titular da pasta, Alexandro Pincer, explica que nada melhor do que agregar o contexto das ações por meio do turismo e meio ambiente. “A tendência hoje é trazer, também, pessoas de outras cidades para visitar o nosso parque. Temos trabalhado arduamente para transformar o Parque Natural, para deixá-lo apto às pessoas de outras localidades e aos munícipes que visitarem o nosso parque”, enfatizou.

Prefeito em exercício, Maurício Carvalho, participou da rota

PARTICIPANTES

Cerca de cem pessoas estiveram na ação. Quem participou da caminhada pôde contemplar a beleza da fauna e flora local. A servidora pública, Angelita Ferreira, esteve presente e afirmou estar animada com a programação. “Achei essa iniciativa uma maravilha. Já vim outras vezes ao parque no ano passado. Dessa vez, trouxe as crianças para desfrutar desse passeio. Espero que tenha mais vez para que possamos sempre aproveitar”, declarou.

A empreendedora Isabele Morgado também participou da Rota Ecológica e destacou os benefícios do ambiente. “Iniciativas como essa são boas para a sociedade. Ter variedade, opções do que fazer é muito bom. E todo mundo, hoje em dia, quer sair um pouco da sua realidade para se divertir e buscar fazer algo diferente. E a natureza sempre nos proporciona essa coisa boa, essa paz”, elogiou.

Durante a programação, os participantes tiveram a oportunidade de degustar pequenas porções de lanches feitos com o reaproveitamento de frutas e legumes ofertada pelas equipes do Mesa Brasil Sesc, uma alimentação saudável e sustentável, de acordo com a proposta da ação.

Diversas atividades foram ofertadas aos participantes durante a ação

PARCEIROS

A Rota Ecológica contou com o guia turístico e, também, vice-presidente da Associação dos Guias de Turismo do Estado de Rondônia (Agtur), Jefferson Araújo. A programação teve, ainda, a participação do Serviço Social do Comércio (Sesc), com promoções de ações recreativas e nutritivas, por meio do Mesa Brasil.
O chefe de Recreação do Sesc, Tico Marinheiro, afirma ser de suma relevância a iniciativa da prefeitura. “A gente abraçou a proposta porque o tema é muito importante em todos os aspectos. Com isso, agregamos o turismo ecológico à nossa cidade.”, disse.

O Parque Natural fica localizado no fim da avenida Prefeito Chiquilito Erse (antiga Rio Madeira), bairro Nova Esperança, aberto para a população, de terça a domingo, das 9h às 16h. Além da trilha ecológica, o parque possui uma área ampla, rica de flora nativa e espaço para recreação ao ar livre.

O viveiro do parque e o museu estão em processo de revitalização. Para quem deseja participar das ações da Semdestur basta acessar as redes sociais da secretaria e ficar por dentro da programação.