‘Preciso falar com Putin… é a única maneira de parar a guerra’, diz Zelensky

Presidente ucraniano fez novo apelo por ajuda dos países ocidentais.

110

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que a “única maneira de parar a guerra”, enquanto as negociações estão em andamento, é que ele fale diretamente com o presidente russo Vladimir Putin.

“Eu preciso falar com Putin… porque essa é a única maneira de parar esta guerra”, disse Zelensky.

Ele fez um apelo aos países ocidentais, nesta quinta-feira (3), para que aumentem seu apoio, insistindo em que se seu país for derrotado pela Rússia, ela atacará o restante da Europa Oriental, a começar pelos países bálticos, para chegar “até o Muro de Berlim”.

“Se desaparecermos, que Deus nos proteja, em seguida será Letônia, Lituânia, Estônia etc. (…) Até o Muro de Berlim, acreditem em mim”, disse Zelensky à imprensa, pedindo aos ocidentais que “fechem o céu” ucraniano aos aviões russos, ou que deem aviões para Kiev. “Nós buscamos a liberdade”, afirmou.

“Eu tenho medo, obviamente, de que meus amigos morram. Eu, como presidente da Ucrânia, não tenho direito a ter medo de morrer. Claro que dentro de mim, eu sinto dor. Temo pelos entes queridos. Tenho medo de não ter mais meu país. Eu tenho medo. O que vamos dizer a nossos filhos?”, disse Zelensky.