O que se sabe sobre o comboio russo de 64 quilômetros que está próximo de Kiev

Imagens de satélite mostram que a ofensiva montada pelo exército da Rússia está parada e fez pouco progresso nos últimos dias

346
Caminhões do exército russo passam por um posto policial em Armyansk, no norte da Crimeia, em 24 de fevereiro de 2022, após operação militar na Ucrânia Foto: Sergei Malgavko/TASS via Getty Images

Durante dias, os moradores de Kiev se prepararam para enfrentar um comboio de 64 quilômetros de tanques russos, veículos blindados e artilharia que estaria pronto para realizar um ataque à capital ucraniana.

Dias depois, eles ainda estão esperando.

Nesta quinta-feira (3), a inteligência dos Estados Unidos deu indícios de que o comboio ainda estava parado a uma distância curta de Kiev, assim como foi dito em alegações feitas pelo governo ucraniano e pelo Ministério da Defesa do Reino Unido.

“Ainda avaliamos que o comboio no qual todos estavam focados está parado. Não temos motivos para duvidar das afirmações da Ucrânia de que os ucranianos contribuíram para que ele fosse paralisado ao atacá-lo”, disse um alto funcionário dos EUA a repórteres.

No início do dia, o Ministério da Defesa do Reino Unido disse que o comboio parece ter parado a cerca de 30 quilômetros fora de Kiev e fez “pouco progresso” nos últimos três dias.

“O corpo principal da grande coluna russa que avança sobre Kiev permanece a mais de 30 quilômetros do centro da cidade, tendo sido atrasado pela forte resistência ucraniana, avaria mecânica e congestionamento. A coluna fez pouco progresso em mais de três dias”, disse o comunicado do Reino Unido.

O porta-voz do Pentágono, John Kirby, disse na última quarta-feira (2) que, embora o comboio e o impulso mais amplo da Rússia em direção a Kiev “permaneçam paralisados”, havia uma preocupação significativa “de que talvez a janela esteja se fechando para poder levar ajuda a cidades que podem ficar sitiadas”.

Um alto funcionário da defesa dos EUA disse a repórteres que, embora o comboio esteja sofrendo com a escassez de combustível e comida, os EUA avaliaram que os russos “vão aprender novamente com esses erros e tropeços e tentarão superá-los”.

O progresso estagnado da ofensiva pode criar vários problemas estratégicos para a Rússia.

Como é o principal fornecedor de suprimentos russos para qualquer grande ataque a Kiev, o comboio acaba sendo um alvo muito grande para as forças ucranianas que lutam contra a invasão.

Em segundo lugar, ficar sentado em um engarrafamento de 64 quilômetros de comprimento por dias a fio pode prejudicar a moral e a disciplina dos soldados russos antes de uma grande operação militar.

Martti Kari, que já foi chefe assistente de inteligência de defesa da Finlândia, disse à CNN que ter uma ofensiva presa é ruim para a moral das tropas por dois motivos. “Primeiro, os ucranianos têm drones e aeronaves que podem atacar o comboio. Segundo, quando você se senta no mesmo lugar circulam rumores que afetam sua mentalidade. Então você fica nervoso e cansado, o que não é uma boa combinação.”

Imagens de satélite da Maxar Technologies mostram o comboio no dia 28 de fevereiro
Imagens de satélite da Maxar Technologies mostram o comboio no dia 28 de fevereiro / Foto: Imagens de Satélite/Maxar Technologies

Acredita-se que o comboio tenha entrado na Ucrânia através da Belarus, um importante aliado de Putin, para onde a Rússia havia movido um grande número de tropas nas últimas semanas para realizar o que chamaram de “exercícios conjuntos”. Quando os exercícios terminaram, as tropas não saíram do território e as imagens de satélite mostraram que a Rússia aumentou sua presença militar no país.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou na noite de quarta-feira que a feroz resistência ucraniana havia abalado a moral dos russos.

“Cada vez mais invasores estão fugindo de volta para a Rússia, de nós, de vocês… somos uma nação que quebrou os planos do inimigo em uma semana — planos que foram construídos por anos”, disse ele em um post no Facebook.

As últimas avaliações sobre o comboio vêm depois que os militares russos divulgaram seus primeiros números de baixas da guerra, dizendo que 498 de seus soldados morreram e outros 1.597 ficaram feridos. O comunicado do Reino Unido na quinta-feira disse que “o número real de mortos e feridos quase certamente será consideravelmente maior e continuará aumentando”.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, expressou “grande tristeza” pelas baixas militares russas.

No entanto, a Rússia parecia estar encontrando menos resistência no sul da Ucrânia, onde o prefeito da cidade estrategicamente importante de Kherson, no Mar Negro, indicou que as forças russas assumiram o controle.

A crucial cidade de Mariupol, no sudeste da Ucrânia, foi sitiada pelas forças russas na quinta-feira, enquanto Moscou busca aumentar seu controle sobre o sul do país.