Semfaz começa entrega de carnês de IPTU em Vilhena: saiba como ter desconto nos pagamentos

Segunda via com desconto pode ser retirada online através do site da Prefeitura

296

A Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), começou nesta semana a distribuição dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Uma força tarefa com servidores de várias secretarias se dedica na ação para que o IPTU 2022 esteja nas mãos dos moradores o quanto antes a fim de dar maior tempo para pagamento dentro do prazo máximo de desconto, que é 11 de abril. A emissão do carnê também é possível de ser feita online, através do link: www.bit.ly/emissaoiptuvilhena.

“Estamos com quatro equipes apenas para estes afazeres, assim esperamos realizar a entrega dos carnês de IPTU na residência de todos os moradores o quanto antes. Caso o morador não receba o carnê, disponibilizamos outros métodos de pagamento, como a retirada pelo site da Prefeitura, ou ainda, damos todo o suporte para a solução de dúvidas presencialmente aqui no Paço Municipal ou diretamente pelo WhatsApp, 3919-7011”, aponta Jovino Lobaz, secretário municipal de Fazenda.

DESCONTOS – Caso o contribuinte opte pelo pagamento à vista da cota única para imóveis construídos, o IPTU predial, terá o direito de 15% de desconto. No caso dos terrenos, o IPTU territorial, o desconto para o pagamento à vista é de 10%. Esses descontos estão disponíveis apenas até 11 de abril. As duas categorias de IPTU também podem ser parceladas em até 8 vezes, sem desconto, com o vencimento da primeira parcela em 11 de abril.

A emissão dos carnês de IPTU pode ser feita diretamente pelo site da Prefeitura de Vilhena, através da guia http://bit.ly/emissaoiptuvilhena, basta inserir o CPF e os imóveis vinculados irão aparecer em seguida.

Os proprietários de terrenos, além da retirada pelo site, podem solicitar a 2ª via diretamente na Semfaz, no Paço Municipal, das 7h às 13h. Caso o morador não esteja no município, o carnê pode ser enviado pela Semfaz diretamente pelo WhatsApp ao contribuinte, basta entrar em contato através do número (69) 3919-7011. Outras dúvidas também podem ser sanadas através deste canal de atendimento.

ISENÇÃO – Até o dia 11 de abril os vilhenenses podem fazer pedido de isenção do IPTU 2022, conforme a lei municipal complementar nº 259, disponível no link www.bit.ly/souisentovha. Para ter acesso ao benefício, a Semfaz explica que são necessários os seguintes documentos: cópia do CPF e RG, cópia da certidão de nascimento ou óbito, cópia da escritura, cópia da primeira folha do carnê de IPTU atual, extrato do benefício social recebido (se for beneficiário da LOAS), comprovante de renda dos moradores da residência e comprovante de residência (conta de água ou luz). No entanto, não são alcançados pelos benefícios da lei os imóveis alugados, com empresas em atividade ou terrenos vagos.