Reunião entre os presidentes do Brasil e Peru acontece nesta quinta-feira, 3, em Porto Velho

305

Rondônia recebe na manhã desta quinta-feira, 3, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e o presidente do Peru, José Pedro Castillo Terrones, que estarão reunidos no Palácio Rio Madeira, sede administrativa do Governo do Estado. Em pauta, estará um maior estreitamento de laços entre os dois países. A visita do presidente da República foi confirmada ainda no dia 25 de janeiro, durante reunião com o governador de Rondônia, Marcos Rocha, que colocou à disposição seu gabinete para a realização da reunião em Porto Velho.

“O presidente Bolsonaro confirmou imediatamente o uso do Palácio Rio Madeira neste evento internacional. É mais uma demonstração do quanto ele se importa com a população rondoniense”, afirmou o governador Marcos Rocha, que participará da reunião.

Entre os principais produtos de interesse do país andino, Rondônia oferece uma produção de grãos que segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fechou o ciclo 2021 em 2,59 milhões de toneladas, com aumento de 9,1% da área plantada.

As lavouras de soja, milho, café, arroz, feijão e algodão são os principais produtos cultivados em solo rondoniense. Outro enfoque é a produção agropecuária que coloca Rondônia como um dos grandes estados na proteína de peixe e de gado bovino.

Após o encontro, o presidente Bolsonaro retorna à Brasília (DF). Já o governador Marcos Rocha seguirá com o presidente do Peru, às 14h30, para visita às instalações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na BR 364, onde serão apresentados os projetos sobre Agropecuária.