Transporte escolar municipal está pronto para atender alunos da zona rural de Porto Velho

Cerca de 5 mil estudantes de 57 escolas municipais serão beneficiados

255

Com o retorno das aulas presenciais no próximo dia 9 de fevereiro, o transporte escolar terrestre não será mais problema para os cerca de 5 mil alunos que estudam nas escolas da zona rural de Porto Velho. Eles agora serão transportados na nova frota de ônibus adquirida pela prefeitura.

Durante as gestões anteriores, a precariedade do transporte escolar gerou muitos transtornos e prejuízos para os pais e estudantes, além de graves problemas para o município. Em 2019, porém, o problema foi resolvido com a aquisição de 146 novos veículos, inclusive adaptados com rampa para cadeirantes.

Além dos ônibus, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), contratou motoristas e monitores para o transporte escolar rural. Todos eles passaram por treinamento, cursos de formação e estão preparados para iniciar as suas rotas de trabalho.

“Um planejamento foi elaborado para dar suporte aos alunos da rede rural de ensino, de maneira que todos os distritos e localidades vão ser atendidos por esse serviço”, afirmou a secretária da Semed, Gláucia Negreiros.

Ônibus passaram por revisão antes do início do ano letivo

PREPARAÇÃO

Conforme o responsável pelo transporte escolar rural, Zeno Ramos, inicialmente 135 veículos serão colocados à disposição para atender a comunidade estudantil. Os demais ficarão de reserva para suprir qualquer eventualidade que venha surgir no transcurso do ano letivo.

“Todos os ônibus já passaram por manutenção prévia, como lavagem, lubrificação e troca de alguma lâmpada das lanternas ou faróis. Eles também vão passar pela vistoria escolar, mas todos estão prontos para iniciar o transporte dos alunos”, explica Ramos.

ESCOLAS

No total, os veículos vão atender 57 escolas. As unidades de ensino estão localizadas no setor chacareiro da capital (zona Leste e Colônia do Japonês), Estrada da Penal, BR-319 (Joana D´arc), no sentido Humaitá, BR-364 (sentido candeias e Rio Branco), distritos de Jaci-Paraná, Rio Pardo, União Bandeirante, Nova Mutum Paraná, Abunã, Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia, além das localidades de Embaúba e Taquara (Vila da Penha, na BR-425, sentido Guajará-Mirim).

O horário de atendimento com o transporte escolar será pela manhã e à tarde, dependendo da localidade. Para usufruir do serviço, basta estar matriculado nas escolas da rede rural de Porto Velho.