Crianças imunossuprimidas devem ser vacinadas em locais com menos concentração de pessoas

Porto Velho oferta quatro locais específicos para a vacinação de crianças imunossuprimidas contra a covid-19

363

As crianças imunossuprimidas de 5 a 11 anos podem ser vacinadas contra a covid-19 em qualquer um dos 11 pontos disponibilizados em Porto Velho. No entanto, as unidades de saúde Caladinho, Aponiã, Castanheiras e São Sebastião mantêm locais específicos para o atendimento desse público.

As quatro unidades apresentam pouco movimento e estrutura para que o acesso das crianças imunossuprimidas seja diferente do destinado aos adultos.

“O diferencial destas quatro unidades é a separação do atendimento de vacinação contra a covid-19 em relação aos demais serviços oferecidos”, explica Oseane Alves, enfermeira da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

TODOS

Já crianças sem comorbidades, a partir dos 8 anos de idade, podem ir a todos os pontos de imunização. Elas são atendidas por equipes de vacinadores treinados para trabalhar com esse público. Após o atendimento, um enfermeiro e um médico estão disponíveis para prestar atendimento e orientação. Ao todo, o município oferece 12 pontos de vacinação para crianças e adultos.

É importante conferir o horário de funcionamento de cada local. Em parte das unidades, também ocorre o atendimento de rotina, inclusive com outras vacinas. Também estão disponíveis para a população nove locais que funcionam das 8h às 17h, apenas com testagem rápida para covid-19 em quem apresentar sintomas gripais.