Obras de infraestrutura seguem nas ruas Itatiaia e Farrapos no bairro São Francisco

341

Processo de asfaltamento conta com trabalhos de drenagem e meio-fio

As obras de infraestrutura seguem em ritmo acelerado em diferentes pontos de Porto Velho. Uma delas acontece na rua Itatiaia, entre a rua União e José Amador dos Reis, e a outra na rua dos Farrapos, no trecho compreendido entre as ruas Francisco Barbosa e Vila Mariana, ambas no bairro São Francisco, zona Leste da capital.

Os dois trechos compreendem, em sua totalidade, mais de 1,3 mil metros de extensão que irão receber o asfaltamento completo, com trabalhos de drenagem e meio-fio. Os serviços já foram iniciados pela empresa terceirizada.

Na manhã desta quinta-feira (27), as equipes estiveram no local executando os trabalhos de topografia e preparação de base. O valor da obra é proveniente de emenda parlamentar do deputado federal Coronel Chrisóstomo.

NOVAS EXPECTATIVAS

A execução dos serviços faz parte da ampliação do pacote de obras já iniciado pela Prefeitura no bairro São Francisco. Quem transita pelas ruas já contempladas do bairro nota a diferença de cenário, que agora conta com mais fluidez na trafegabilidade tanto de veículos, quanto pedestres, além da segurança.

Para muitos moradores, a nova realidade gera novas expectativas de mudança de vida. É o caso da comerciante Aldenice Assunção, que reside no bairro há 13 anos. Ela conta que foi morar na região com o intuito de montar um pequeno negócio. Animada, a moradora afirma estar na expectativa de ver, em breve, a rua em frente ao seu bazar totalmente asfaltada.

Ela acredita que o fluxo de clientes irá melhorar, além de proporcionar maior valorização de seu imóvel. “Quando vim morar aqui, tínhamos um vale a céu aberto. Com o tempo, recebemos trabalhos de bueiros. Mesmo assim, nossas lutas ainda eram constantes. No verão, tínhamos que lidar com a poeira. Era tanta, que muitas vezes nem abria o bazar. Já no inverno, o incômodo era com a lama. Agora, vendo as equipes trabalhando, estamos na esperança de que as coisas melhorem mais ainda”, declarou.

O mesmo anseio também é externado pelo Salvador Freitas Monteiro, que há dez anos mora no bairro. “Quando vi a movimentação, fiquei surpreso e ao mesmo tempo otimista. Acredito que o asfalto com a drenagem vai melhorar muito para todos nós, gerando mais movimentação na rua, que por conta das alagações fica intransitável. Mas agora estou esperançoso, pois o trabalho está acontecendo”, observou.

PROGRESSO

Os serviços de infraestrutura nos bairros fazem parte das prioridades da atual gestão. O reflexo desse intenso trabalho já resulta em 82% de asfaltamento no bairro São Francisco e 55% no bairro Mariana, sob o gerenciamento da Secretaria Municipal de Obras (Semob).

 

 

Texto: Jaqueline Malta / Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)