Programa “SENAI Vai Até Você” busca parcerias com prefeituras de Rondônia

O SENAI-RO possui dois contêineres que irão permitir a realização de atividades práticas relacionadas a panificação, confeitaria, produção de pizzas, salgados, sequilhos e doces.

290

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) montou um programa denominado “SENAI vai até você”, com o objetivo de abrir oportunidades em parceria com as prefeituras de Rondônia através da Secretaria de Assistência Social. A iniciativa visa promover a integração dos usuários da Assistência Social no mundo do trabalho, a partir da mobilização e encaminhamento para cursos, qualificação profissional e inclusão produtiva.

O “SENAI vai até você” tem como público de suas ações populações urbanas em situação de vulnerabilidade e risco social, residentes em municípios integrantes do Programa, com idade mínima a partir de 16 anos.

De acordo com o coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, existem diversas verbas públicas que as prefeituras podem usar na implementação de programas complementares para o apoio ao desenvolvimento das famílias beneficiárias, desenvolvidos de acordo com sua demanda e seu perfil, especialmente nas áreas de alfabetização e educação de jovens e adultos (EJA); capacitação profissional; geração de trabalho e renda; educação financeira; (ações de consultoria); acesso ao microcrédito produtivo orientado e desenvolvimento comunitário e territorial.

O diretor regional do SENAI-R0, Alex Santiago, ressaltou que foi montada uma apresentação exclusiva para as prefeituras de Rondônia. “A diretriz é que este programa seja intensificado, dada a sua potencialidade de gerar benefícios à população, independentemente do local. Ariquemes é um dos municípios onde o processo de implantação do programa está mais adiantado. Vilhena, Cacoal, dentre outros foram contatados para reuniões. Este ano a ação será mais efetiva”, reitera o diretor regional.

Conforme Santiago, dependendo da estrutura disponível, o SENAI vai utilizar os kits didáticos, as unidades móveis e os contêineres. “O ente público sempre foi um parceiro muito próximo do SENAI e em Rondônia não será diferente, afinal a entidade é reconhecida como modelo de educação profissional e pela qualidade dos serviços tecnológicos que promovem a inovação na indústria brasileira”, garante.

O SENAI-RO possui dois contêineres que irão permitir a realização de atividades práticas relacionadas a panificação, confeitaria, produção de pizzas, salgados, sequilhos e doces. O container possibilita a elaboração de diversos produtos em conformidade com as normas e procedimentos técnicos das Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos, permitindo simular o ambiente de uma planta de processamento que comporta equipamentos básicos necessários para o desenvolvimento das atividades.

Com cursos dimensionados e customizados para atender as necessidades do seu município, o SENAI Móvel leva capacitação para a população e desenvolvimento para a sua região, com toda a praticidade que uma estrutura móvel pode oferecer e o padrão de excelência que o mercado confia na Educação Profissional SENAI. Essa estrutura é montada com carretas semirreboques com maquinários equipados para desenvolver as atividades específicas de cada tipo de curso.

Os kits didáticos são bancadas portáteis com recursos tecnológicos modulares, preparadas para o ensino de várias áreas da indústria e possíveis de serem instaladas em diversos locais, apenas com a necessidade de uma sala de aula com mobiliário para aulas teóricas e práticas. Esses kits trazem todas as ferramentas e instrumentos necessários para o aprendizado em qualquer lugar.

Para saber mais entre em contato com a equipe de Relações com o Mercado, através do número 0800 6473551.

Fonte: Assessoria de Comunicação FIERO