Novembro Azul inicia com programação aos servidores da Semusa

Unidades básicas de saúde realizam atendimentos relacionados à saúde do homem

324

A campanha Novembro Azul será aberta oficialmente pela Prefeitura de Porto Velho na próxima segunda-feira (8). Uma programação voltada aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) marcará o início da campanha que alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Com o lema “Cuidar da saúde também é coisa de homem”, o evento iniciará às 9h, na sede da Semusa, e contará com ginástica laboral e uma roda de conversa com o médico José Carlos Coutinho de Oliveira.

Na ocasião, serão oferecidos serviços como teste rápido de HIV, sífilis e hepatites virais, exame de glicemia e aferição da pressão. Na terça-feira (9), haverá consulta médica para verificação do teste rápido de PSA semiquantitativo.

FLUXO
Responsável pela programação, a coordenadora municipal de Saúde do Homem, Cleide Silva Davy, diz que o público masculino tem à sua disposição, durante todo o ano, serviços nas unidades básicas de saúde, tanto na área urbana quanto rural.

“É nas unidades básicas que inicia o atendimento. Se houver necessidade de exame de PSA, o usuário é encaminhado para a coleta e retorna para avaliação médica na unidade de origem. Ele também pode ser encaminhado para o Centro de Especialidades Médicas (CEM), que funciona na avenida Prefeito Chiquilito Erse”, explica a coordenadora.

NOVEMBRO AZUL
O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. A campanha é um apelo para que a população masculina cuide do corpo e também da mente.
No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).