IMUNIZAÇÃO | Porto Velho ultrapassa a marca de 600 mil doses de vacinas aplicadas contra a covid-19

Dados da imunização podem ser conferidos no Vacinômetro da Prefeitura

409

O município de Porto Velho ultrapassou a marca de 600 mil doses de vacinas contra a covid-19 aplicadas na população. O avanço na imunização é fruto das novas estratégias da Prefeitura que busca frear a proliferação do vírus.

Desde o início da campanha, um trabalho contínuo vem sendo desenvolvido pelo Departamento de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promovendo ações estratégicas que contribuem com a diminuição de casos da doença.

Entre os exemplos, estão as 11 edições do drive-thru de vacinação, ocorridas no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura, em horário diferenciado. As ações garantiram celeridade no processo de imunização da população.

VACINA NOS BAIRROS

A Prefeitura de Porto Velho não mediu esforços para levar a vacina aos porto-velhenses em áreas periféricas da cidade. Por essa razão, além dos pontos fixos de vacinação, as equipes de vacinadores passaram a atuar nos bairros em diferentes zonas da cidade, atendendo a necessidade de muitos moradores.

Hildon Chaves incentiva e reforça a importância da vacinação

Outra ação paralela foi o atendimento específico às pessoas acamadas, onde a equipe Departamento de Imunização da Saúde (Semusa) conta com a atuação de equipe multidisciplinar, que faz o serviço de atendimento domiciliar. O esforço desse trabalho já conta com mais de 800 pessoas vacinadas.

VACINA NOS DISTRITOS

Os moradores dos distritos do município de Porto Velho, também têm sido assistidos com a aplicação dos imunizantes. As equipes de vacinadores se deslocam às localidades, aos fins de semana, para atender às comunidades. Um trabalho intenso convertido em gratidão e esperança.

SAÚDE ITINERANTE

Para seguir com o avanço na imunização, a gestão municipal inovou em suas ações no combate à covid-19 e atuou com a “Saúde Itinerante”, em parceria com a Defensoria Pública do Estado. O trailer, cedido pelo órgão, chegou a diversas associações entre elas: Associação de Amigos do Autista (Ama), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Casa Família Rosetta e Associação Pestalozzi.

CENÁRIO ATUAL

O avanço na aplicação das vacinas, a redução do número de internações e de novos casos da covid-19, fizeram com que Porto Velho avançasse para a Fase Verde, que é a 4ª e última etapa do Plano Municipal de Enfrentamento à covid-19.

Drive thru foi uma das estratégias de destaque para o avanço da vacinação

“Apesar desse avanço, faço um apelo especial àquelas 70 mil pessoas que não tomaram nenhuma dose de vacina. As vacinas são seguras, estão derrubando diariamente as novas infecções e as mortes em Porto Velho. Vencemos mais uma batalha, mas a guerra ainda não está vencida. Por isso, não deixe de se vacinar, principalmente nossos idosos e o público em geral, em situação de risco”, reforçou Hildon Chaves.

Apesar dos resultados satisfatórios, a Prefeitura de Porto Velho enfatiza a importância de a população manter os protocolos de saúde, com o uso de máscara facial e utilização de álcool em gel, além de garantir a aplicação da segunda dose, para o fechamento do ciclo vacinal

Os porto-velhenses também precisam estar atentos ao cronograma da dose de reforço da vacina. Nesta sexta-feira (29), Porto Velho conta com 19 unidades de saúde, das 8h às 17h, para vacinação contra a covid-19.

Os dados da imunização podem ser conferidos no Vacinômetro.

DOSES APLICADAS (até 29/10)
Pessoas vacinadas com a 1ª dose: 350.093
Pessoas vacinadas com a 2ª dose: 227.853
Pessoas vacinadas com dose única: 9.427
Pessoas vacinadas com dose de reforço: 12.613
Pessoas vacinadas com dose adicional (imunossuprimidos): 1.006
Total: 600.992