AMAZÔNIA | Porto Velho marca presença na primeira sessão do Fórum de Cidades Pan-Amazônicas

89

Idealizado como um espaço de fortalecimento e cooperação regional, o Fórum de Cidades Pan-Amazônicas (FCPA) teve sua primeira sessão realizada na terça-feira (19) de forma virtual.

Um dos principais eixos de discussão do evento tratou das iniciativas regionais para a promoção da sustentabilidade na Amazônia. Ainda em 2020, o município de Porto Velho participou de uma série de reuniões a fim de fortalecer uma plataforma que busca identificar as prioridades para o desenvolvimento sustentável do bioma.

Na primeira sessão do Fórum, representantes das cidades da região amazônica participaram do debate sobre a construção da agenda desta plataforma, que agora passa a ser permanente. O presidente da Agência de Desenvolvimento do Município, Marcelo Thomé, representou a Prefeitura no evento.

Presidente da Agência de Desenvolvimento do Município, Marcelo Thomé

“A Prefeitura de Porto Velho já possui um posicionamento quanto a migração para uma política de baixo carbono, fazendo da cidade uma das mais inovadoras da região e conectada à bioeconomia”, afirma.

O evento aconteceu em Manaus e teve transmissão virtual. O Fórum foi elaborado através de um pacto por 16 governos locais da região amazônica.

Os outros objetivos principais do Fórum são o estabelecimento de uma plataforma entre os governos locais, a promoção de um intercâmbio de conhecimentos e a criação de um mecanismo de cooperação entre as cidades amazônicas.

“O Fórum é uma iniciativa muito enriquecedora nessa troca de experiência e na rede construída em torno das cidades que enfrentam desafios semelhantes. Estamos falando de um intercâmbio que constrói soluções ricas para essa região do planeta”, finaliza.