DIA DO MÉDICO | Profissional destaca que é preciso compreender as necessidades do paciente

Dedicação total e compreensão de outras necessidades do paciente fazem parte da rotina dos profissionais

352

O médico Janai Éber revela que a profissão exige dedicação total e que, muitas das vezes, é necessário estar preparado para ir além do receituário e compreender outras carências dos pacientes. “Ficamos diante de indivíduos fragilizados, que têm outras necessidades”, diz. Ele é um exemplo do profissional da saúde que é homenageado neste 18 de outubro, o Dia do Médico.

Historicamente, o profissional médico é tratado como doutor, tal o respeito que tem na sociedade. Além de cuidar das doenças, descobre também outras necessidades do paciente e preocupa-se com elas. “Precisamos estar prontos para cuidar do próximo e isto exige preparo espiritual. Muitas vezes o paciente precisa, também, de palavras de apoio”, reforça.

Estar pronto para ser profissional o tempo inteiro faz parte da rotina médica e isto fica evidenciado quando fazem o juramento em ato solene ao final da formação acadêmica.

Janai é médico regulador da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Seu ofício é exercido no Departamento de Regulação, Avaliação e Controle (Drac). O setor é responsável pela filtragem das solicitações que chegam para posterior encaminhamento para as especialidades.

“Na regulação não vemos o paciente pessoalmente. Vemos documentos, mas precisamos entender as necessidades das pessoas através das informações que elas passam ao médico que fez o primeiro atendimento. E a experiência obtida no consultório ajuda muito”, explica ele.

Janai Éber é médico há dez anos. Natural de Porto Velho, criado no bairro Areal, formou-se pela Universidade Federal de Rondônia (Unir).

RECONHECIMENTO

“O profissional médico tem o respeito da sociedade pela dedicação à saúde dos cidadãos, mas também porque está disposto a enfrentar qualquer obstáculo para que sua missão seja cumprida”, disse a secretária municipal de Saúde”, Eliana Pasini, ao cumprimentar a categoria e agradecer pelo fundamental envolvimento nas ações da secretaria.

Ela destacou que todos os profissionais da área médica da Semusa são dignos de reconhecimento por tudo o que fazem. “Faço minhas homenagens a todos, em nome da nossa secretária adjunta, Marilene Penati. Ela é pediatra e dedica todo seu conhecimento também como gestora à área da saúde”, concluiu.

A data tem origem cristã e foi escolhida em homenagem ao evangelista São Lucas, que também era médico.